Receita de cupcake 5/5 (2)

De origem norte-americana, o cupcake (ou bolo de xícara) conquistou de vez os brasileiros. Feito com massa de bolo, recheio e cobertura, o cupcake é suculento, saboroso e tem uma apresentação linda, podendo ser entregue como presente ou em ocasiões especiais, no lugar do bem casado, por exemplo. O mercado oferece diversas estampas em forminhas e você ainda pode personalizar utilizando a pasta americana.

Sabores de Cupcake

Os sabores que mais fazem sucesso são aqueles com chocolate, seja na massa do bolo ou no recheio e cobertura. Mas o que conquista de vez é a aparência, portanto, capriche no acabamento! Aposte em confeitos coloridos, raspas de chocolate e em bicos de confeiteiro para colocar a cobertura. Para decorar, é importante que o bolinho já esteja frio.

cupcake receita

Receitas de Cupcake para Fazer em casa

Para preparar em casa, você precisa de batedeira, assadeira específica para cupcakes e forminhas de papel. Sem a assadeira, a massa se espalha ao assar e perde o formato do bolinho. Uma dica importante é encher apenas ¾ da capacidade da forminha. E ele leva menos tempo para assar do que um bolo normal, fique de olho.

Se não consumir tudo no mesmo dia, mantenha os cupcakes cobertos e fora da geladeira para que a massa continue fofinha. Assim ele dura por até três dias. Você também pode guardar a massa já assada no freezer por três meses.

Receita de cupcake de chocolate

cupcake chocolate

Anote aí esta receita simples e deliciosa de cupcake com chocolate e mãos na massa!

Ingredientes para o cupcake de chocolate:
3 ovos
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de margarina
1/2 xícara de chá de leite
1 xícara de cacau em pó ou achocolatado
1 colher de chá de aroma/essência de baunilha
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

cupcake chocolate receitas

Modo de Preparo:
Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Junte a margarina e bata mais um pouco.
Em seguida, adicione o leite, o aroma de baunilha e a farinha de trigo. Bata tudo para misturar e encorpar os ingredientes.
Misture o fermento à massa com auxílio de uma colher ou de uma espátula flexível.
Depois, incorpore as claras em neve e mexa delicadamente com auxílio do fuê. Coloque as forminhas de papel na forma de cupcake (ou nas forminhas de empada). Não é preciso untar.
Preencha as forminhas com massa até faltar mais ou menos um dedo para a borda da forma (3/4 da forma).
Leve as forminhas com a massa ao forno pré- aquecido a 180 graus entre 25 e 30 minutos.
Para ver se esta cozido, após os 25 minutos espete o cupcake com um palitinho – se sair limpo, você já pode tirar do forno, se não, deixe no forno por mais alguns minutos.
Resista à curiosidade e não abra o forno nos primeiros 10 minutos.

receita cupcake chocolate

Receita Cupcake de Baunilha

cupcake de baunilha

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de margarina
1/2 xícara de chá de leite
1 colher de chá de aroma/essência de baunilha
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de preparo:
O mesmo do cupcake de chocolate.

Dica: Um cupcake não precisa ser recheado, mas vamos combinar que com recheio ca muito mais gostoso não é mesmo?! Sem contar que o recheio deixa a massa mais molhadinha e cheia de sabor!
Por serem assados em forma muito pequenas, eles acabam saindo do forno um pouco mais seco, o recheio também ajuda a corrigir essa falha, e deixa o bolinho um verdadeiro bálsamo.
Para cupcakes originais, aproveite suas habilidades na cozinha e crie diversas combinações entre a massa e a cobertura.
Rechear um Cupcake não tem segredo, mas sim alguns passos que tornam tudo ainda mais fácil.

Receita de Recheio para Cupcake:

Doce de Leite: Pode comprar pronto de uma marca da sua preferencia ou cozinhar uma lata de leite condensado (lata e não caixa hein) em uma panela de pressão por 40 minutos, ca ainda mais gostoso!
Obs: Experimente algumas variações como doce de leite com chocolate, acrescentar coco ralado e tudo mais que a sua imaginação mandar, nozes misturadas ao doce de leite deixam o recheio ainda mais irresistível!

Surpresa de Morango: Leve ao fogo uma lata de leite condensado com 1 colher de sopa de manteiga sem sal e deixe cozinhar até engrossar em ponto de brigadeiro, tire do fogo e adicione uma caixinha (200gramas) de creme de leite. Pique uma bandeja de morango – 200 a 300 gramas, e misture no recheio já frio.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *