Aprenda a fazer cupcake 5/5 (6)

Que delícia é comer cupcake! Delícia também é aprender a fazer em casa, seja para a família toda ficar feliz ou para vender. Cupcake é um doce fofo e irresistível que merece estar em todos os momentos comemorativos da vida ou até naqueles em que apenas se deseja comer uma sobremesa bem gostosa.

como fazer cupcake

Prático, o cupcake pode ser feito com massa tradicional de bolo que é super fácil de fazer. Para deixar a massa mais saborosa, vale fazer com cenoura, chocolate, pistache, frutas e variedades que incrementam e deixam o bolo mais incrível.

O charme do cupcake fica mesmo para o recheio e para a cobertura que dão o “tcham” que ele tanto merece.  Par cobertura, já postamos aqui várias receitas de cobertura para cupcake.

Como fazer massa tradicional de cupcake

Ingredientes:
03 claras
03 gemas passadas na peneira
01 xícara (de chá) de leite
02 xícaras (de chá) de açúcar
03 xícaras (de chá) de trigo
04 colheres (de sopa) de manteiga
01 colher (de sopa) de fermento

massa de cupcake

Modo de fazer a massa:
Bata o açúcar, manteiga e gema até ficar um creme esbranquiçado. Depois, acrescente o leite e bata na velocidade mínima. Aos poucos, adicione também o trigo em velocidade mínima. À parte, bata as claras em neve e incorpore à massa, bem devagar com uma colher ou fouet. Finalize a massa com o fermento e mexa mais um pouco.

Distribua a massa em formas de papel inseridas em formas de cupcake de alumínio ou silicone. Atenção: coloque massa só até a metade da forma porque ela cresce no forno.  Asse entre 20 minutos (mini cupcake) e 30 minutos (cupcake de tamanho tradicional).

cupcake assado

Assim que ele estiver assado, use uma faca para fazer uma pequena circunferência no cupcake, respeitando 1cm de borda. Retire como se fosse uma tampinha e preencha com o recheio da sua preferência. Volte com a tampinha e cubra o cupcake com brigadeiro, pasta americana, chantilly ou qualquer cobertura deliciosa.

Truques para uma massa de cupcake perfeita

  1. Agite a embalagem de fermento antes de adicioná-lo à massa para agir melhor.
  2. Entre uma remessa e outra de cupcakes assados, deixe a massa crua já disposta nas forminhas por, no máximo, 1 (uma) hora.
  3. Adicione raspas de limão ou de outra fruta cítrica de sua preferência, assim como alguma opção de especiaria.
  4. Peneire todos os ingredientes para não empelotar.
  5. Use ovos em temperatura ambiente.
  6. O tempo do cupcake assando é curto, por isso, não abra o forno antes de concluir.
  7. Em minicupcakes, o recheio se torna a cobertura.
  8. Escolha formas de qualidade.
  9. Bata a forma preenchida com a massa sobre a bancada para que ela desça e asse por igual.
  10. Combinações gostosas para cupcake
  11. Inove nas combinações do seu cupcake. Experimente sabores exóticos e ingredientes “fora da caixa”. Especialmente, se for transformar a produção de cupcakes em negócio. Vá do tradicional ao inusitado e ganhe fãs do seu produto e aumente a clientela.

Curtiu nossas dicas? Experimente fazer esse cupcake delícia, e depois conta pra gente como foi um sucesso.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *