Cobertura para cupcake – 3 receitas completas

Curso Brigadeiro Gourmet

Se lembra daquela expressão “comer com os olhos”? Com o cupcake é assim. O visual conta muito, e o que garante a beleza desse bolinho é sua cobertura. São diversas opções e você pode escolher levando em conta o sabor e o efeito que pretende alcançar.

Cobertura de Cupcake: Buttercream

cobertura buttercream

Nos EUA, onde o cupcake foi criado, a cobertura mais popular é a Buttercream. Trata-se de um creme preparado com manteiga, açúcar de confeiteiro, leite, essência de baunilha e um corante de sua preferência. Essa cobertura é fácil de fazer e de aplicar no seu cupcake, e você ainda pode escolher entre acabamentos diferentes dependendo do bico de confeiteiro que utilizar. Buttercream é um creme de manteiga (tradução butter=manteiga, cream=creme) é um tipo de cobertura para bolos e cupcakes bem simples pois a base é feita somente com 2 ingredientes: manteiga e açúcar de confeiteiro.

Receita de Buttercream:

Ingredientes:
1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar de confeiteiro bem peneirado
2 colheres de sopa de leite em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de extrato de baunilha

Modo de Preparo:
Na batedeira em velocidade alta e usando o batedor de arame, bata a manteiga até ficar fofa. Junte o açúcar até ficar fofinho (vai bater quase uns 6-8 minutos).
Junte o leite e a baunilha e bata até incorporá-los.
Troque o batedor de arame da batedeira pela pá e bata por mais 5 minutos.
Leve à geladeira por 5 minutos e empregue como desejado.

Qual a consistência perfeita?
A receita básica é ideal para fazer aquela voltinha do cupcake. Se você quiser fazer um enfeite mais encorpado certamente precisará de mais açúcar no creme. Sendo assim, misture às colheradas até atingir a consistência desejada, ok?!
Mas existe um truque caso o buttercream esteja muito grosso, adicione colheres (uma de cada vez) de sopa de leite ou creme de leite e se estiver muito fino adicione colheres (uma de cada vez) de sopa de açúcar de confeiteiro.
• Consistência firme – flores, laços, folhas…
• Consistência média – Cobrir cupcakes e bolos.
• Consistência fina – fazer arabescos, escrever nomes..

Depois de pronto pode ser congelado por até 2 meses, depois é só descongelar e bater com a pá novamente ou pode ser refrigerado por 2 semanas e depois é só deixá-lo em temperatura ambiente e bater rapidamente com a pá só para voltar a textura cremosa.
Fora da geladeira pode durar por até 3 dias.

Cobertura de Cupcake Marshmallow

cobertura marshmellow

O marshmallow também é delicioso e deixa o cupcake lindo, fofo e brilhante. Ele sempre deve ser aplicado fresco, porque perde a textura ideal depois de um tempo. Prefira utilizar essa cobertura no inverno, pois ela pode derreter com o calor excessivo. O marshmallow é feito com claras em neve, uma pitada de sal e uma calda feita de água e açúcar, que você adiciona às claras enquanto bate sem parar.

Receita de Marshmallow:

Ingredientes:
1 copo (tipo requeijão) de claras
3 copos e 1/2 de Glaçúcar peneirado
1 colher (de sopa) bem cheia de emulsificante
1 colher (de chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:
Bata na batedeira em velocidade alta: as claras, o açúcar e o emulsificante.
Quando render muito e estiver firme, coloque a essência.
Bata mais um pouco para misturar bem.

Cobertura de Cupcake Ganache

cupcake ganache

Uma das coberturas mais famosas é o ganache. Além do preparo ser muito simples, costuma agradar a todo tipo de paladar. Trata-se de uma mistura feita com creme de leite e chocolate que pode ser espalhada com uma espátula ou aplicada com um saco de confeitar.

Receita de Ganache:

Ingredientes:
250g de cobertura de chocolate meio amargo picado
150g de creme de leite (uma caixa)

Modo de Preparo:
Em banho-maria, derreta o chocolate mexendo ocasionalmente – cuidado para não entrar vapor ou água.
Assim que derreter completamente, retire do banho e acrescente o creme de leite.
Mexa vigorosamente por 5 minutos ou até ficar morno.
Espere 30 minutos para cobrir os cupcakes, o ganache ganha consistência a
medida que vai esfriando.

Fondant

O fondant é muito utilizado em doces de casamento, como o camafeu. É uma cobertura resistente que pode ser utilizada até nos dias mais quentes sem o risco de derreter. A aplicação é muito simples: basta mergulhar o topo do bolinho na mistura feita com açúcar de confeiteiro e água. Esses ingredientes devem ser levado ao fogo até ferver, mas misturando sem parar. Como o fondant endurece, mantenha-o em banho maria enquanto estiver aplicando no cupcake.

cobertura cupcake

Pasta Americana

Se você quer fazer uma decoração personalizada, escolha a pasta americana. A consistência de massinha de modelar permite que você crie bonecos, letras e o que mais imaginar. Você pode comprá-la pronta e tingir com o corante da sua preferência.

No Brasil, o cupcake ganhou coberturas de doces que amamos, como brigadeiro e doce de leite. Não tem erro!

 

Curso Biscoito Caseiro

Deixe seu comentário