Antes a vida era simples. Não havia a internet, todos viviam como pequenos coelhos inocentes esperando pouco do próximo, não se perguntava se havia glúten nos pratos e, especialmente, quando se comprava farinha, não se fazia perguntas.
A farinha era o que farinha. Se você queria fazer um bolo ou um pão de caseiro, só comprava o seu pacote de farinha e bastava.
Mas com tempo começaram a aparecer, figuras misteriosas nas receitas. Na lista de ingredientes, ao lado da farinha, começou-se a ver o surgimento de indicações bizarras, como T 45 ou Tipo 80.
Qual é o “tipo” de farinha?
O tipo de farinha define o nível de refinamento do último quanto menor o tipo, menos farinha contém detritos minerais. Por outro lado, quanto maior o tipo, mais partes da casca de trigo são incorporadas como é o caso da farinha “completa”, rica em farelo e minerais.
Qual melhor Farinha de Trigo?
Na verdade, não existe um tipo “melhor” (a menos que você tenha alguma coisa contra produtos muito refinados, como é o caso das farinhas brancas de baixo teor). O que pode se dizer, no entanto, é que de acordo com os usos, existem tipos de farinha mais adequados do que outros.
Assim, quanto maior o tipo, mais o produto final terá mastigação e gosto. Os tipos altos são, portanto, ideais para fazer belos pães rústicos com sabores complexos e gourmet.
Por outro lado, para seus pãezinhos e bolos com leite, um tipo de farinha mais branca e refinada irá garantir uma textura fina e flexível, muito macia. É também este forma de tipo baixo que é procurada para vincular molhos ou garantir uma massa de panqueca bem mais fluida.
Guia da farinha de Trigo:
Você pode utilizar um pequeno guia de usos de acordo com os tipos por acaso:
– Tipo 45 / Tipo 55: o mais baixo, ideal para massas e pastelarias.
– Tipo 65: é uma farinha um pouco menos fluida e dará um pequeno olhar rústico muito agradável aos bolos da sua família. Perfeito também para bolos brancos.
– Tipo 80: Farinha que já contém uma série de nutrientes de trigo. É uma padaria de farinha bastante versátil.
– Tipo 110 / Tipo 180: estas farpas completas (e até mesmo “integral” no caso dos 180) serão perfeitas para pães completos ou “especiais”, ricos em textura, aromas e nutrientes.
informação simples, objectiva e eficaz