Tipos de Farinha de Trigo

Advertisement

Antes a vida era simples. Não havia a internet, todos viviam como pequenos coelhos inocentes esperando pouco do próximo, não se perguntava se havia glúten nos pratos e, especialmente, quando se comprava farinha, não se fazia perguntas.

farinhas trigo tipo

A farinha era o que farinha. Se você queria fazer um bolo ou um pão de caseiro, só comprava o seu pacote de farinha e bastava.

Mas com tempo começaram a aparecer, figuras misteriosas nas receitas. Na lista de ingredientes, ao lado da farinha, começou-se a ver o surgimento de indicações bizarras, como T 45 ou Tipo 80.

Qual é o “tipo” de farinha?

O tipo de farinha define o nível de refinamento do último quanto menor o tipo, menos farinha contém detritos minerais. Por outro lado, quanto maior o tipo, mais partes da casca de trigo são incorporadas como é o caso da farinha “completa”, rica em farelo e minerais.

Qual melhor Farinha de Trigo?

Na verdade, não existe um tipo “melhor” (a menos que você tenha alguma coisa contra produtos muito refinados, como é o caso das farinhas brancas de baixo teor). O que pode se dizer, no entanto, é que de acordo com os usos, existem tipos de farinha mais adequados do que outros.

Assim, quanto maior o tipo, mais o produto final terá mastigação e gosto. Os tipos altos são, portanto, ideais para fazer belos pães rústicos com sabores complexos e gourmet.

Por outro lado, para seus pãezinhos e bolos com leite, um tipo de farinha mais branca e refinada irá garantir uma textura fina e flexível, muito macia. É também este forma de tipo baixo que é procurada para vincular molhos ou garantir uma massa de panqueca bem mais fluida.

Guia da farinha de Trigo:

Você pode utilizar um pequeno guia de usos de acordo com os tipos por acaso:
Tipo 45 / Tipo 55: o mais baixo, ideal para massas e pastelarias.
Tipo 65: é uma farinha um pouco menos fluida e dará um pequeno olhar rústico muito agradável aos bolos da sua família. Perfeito também para bolos brancos.
Tipo 80: Farinha que já contém uma série de nutrientes de trigo. É uma padaria de farinha bastante versátil.
Tipo 110 / Tipo 180: estas farpas completas (e até mesmo “integral” no caso dos 180) serão perfeitas para pães completos ou “especiais”, ricos em textura, aromas e nutrientes.

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *