Diferença entre extrado de baunilha e essência 5/5 (4)

A baunilha é um verdadeiro tesouro, pode melhorar muitos pratos e sobremesas, apenas com seus aromas únicos e muitas vezes poderosos. Além disso, é melhor saber corretamente usar para aproveitar ao máximo os sabores e acima de tudo, realçar de diferentes maneiras suas receitas.

Extrato de baunilha

O extrato de baunilha é obtido a partir da maceração das vagens de baunilha em um álcool com alto teor de álcool (Vodca), com o qual faz uma infusão em um xarope de açúcar concentrado que é armazenado em frascos (marinado entre um mês e três meses antes de usar).
Ele apresenta líquido concentrado e é usado na culinária em sobremesas e doces, também bebidas. Processo natural, onde as vagens de baunilha são usadas.

baunilha

O extrato de baunilha é a forma mais pura do líquido. A sua parte saborosa vem exclusivamente da vagem de baunilha. O extrato, mesmo de qualidade, não terá o sabor exato da baunilha a menos que seja misturado em algum suporte.

extrato de baunilha

No entanto, é muito simples e rápido para usar. Seu poder de gosto está relacionado à sua concentração que são geralmente de 300 a 400 gramas por litro no produto final.

Receita de extrato de Baunilha

Ingredientes:
Favas de baunilha – 3 unidades
Vodka – 240ml
Pote de vidro esterilizado

como fazer extrato baunilha

Modo de preparo:
1- Corte as favas ao meio no sentido do comprimento.
2- Raspe com a faca ou com uma colher a parte interna de cada metade, do começo ao fim, para tirar as sementinhas.
3- Coloque as favas e as sementes no pote de vidro com a vodka e dê uma chacoalhada para misturar tudo.
4- Guarde o pote em local fresco longe do sol. Espere pelo menos 2 meses para começar a usar. Se você tiver paciência espere 6 meses, o extrato estará com pouco gosto de álcool e muito sabor de baunilha.

Essência da baunilha

A essência da baunilha é um substituto que desempenha a mesma função de sabor, mas o processo de preparação é bastante diferente, fácil e bastante mais barato.

essencia de baunilha

É preparada de forma industrial com eugenol (óleo de cravo), essência extraída do craveiro e é combinada com ácidos análogos que ocorrem em cristais incolores. O processo industrial para obter a síntese de baunilha através de um processo químico. É amplamente utilizado em culinária, confeitaria e chocolate.

Para resumir, se tiver a possibilidade de usar a fava e o extrato dela, sua preparação vai ficar mais rica em sabores e experiências, mas não deixe de saborear essa especiaria por isso, use a essência sem pestanejar! A proporção é geralmente a mesma, porque a pungência é muito parecida. Só a versão em pó que precisa de mais atenção pois contém outros ingredientes em sua composição. Assim, adicione aos poucos para verificar sua preferência.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *