Qual a diferença entre margarina e manteiga 5/5 (2)

Margarina e manteiga são alimentos presentes na casa de todo mundo, seja para comer com o pãozinho de manhã ou até mesmo para usar em receitas das mais variadas.

Porém, muitas pessoas não sabem qual a verdade diferença que existe entre as duas, ou até mesmo qual é a mais saudável para ser consumida com mais frequência.

manteiga e margarina diferencas

Também existem diferenças entre a margarina e manteiga na hora de ser utilizada nas receitas, sendo que cada receita um delas tem resultado melhor.
Para saber tudo sobre as propriedades de cada, continue lendo e aprenda!

Vamos falar da Manteiga

A manteiga é a mais antiga e por isso é também uma curinga na cozinha. Seu sabor é mais acentuado do que o da margarina, mas isso faz com que ela também tenha mais gorduras e seja mais calórica.

Ela também é mais natural, pois não tem produtos para aumentar o tempo de validade ou para ser conservada por mais tempo. Assim, o prazo de validade dela é menor.

marcas de manteiga

Na culinária é ótima para acentuar o sabor dos alimentos, dar brilho e até mesmo consistência dependendo da receita.
Pode ser utilizada para as mais diversas funções na cozinha, seja para fazer uma pipoca e deixar com aquele gostinho de cinema, ou até mesmo para fritar ovos ou selar uma carne.

Na confeitaria também tem lugar de destaque, muitas receitas de doces, bolos e outros confeitos levam ela como ingrediente. Também é responsável por dar brilho ao chocolate, por isso, na cozinha de todo cozinheiro é algo que não pode faltar.

Conheça mais a Margarina

A margarina pode estar mais presente nas casas comuns, já que ela possui um valor bem abaixo da manteiga. E é justamente por isso que ela foi criada, como uma alternativa mais barata.

Porém, devido a isso, ela também é mais processada e possui muitos conservantes para manter a sua qualidade por um período maior podendo assim ter prazos de validade longos. O que gera economia.

marcas de margarina

A margarina também possui menos calorias e gorduras do que a manteiga, mas isso não faz dela mais saudável, já que como citamos ela pois mais conservantes e passa por um processo de processamento.

Para a culinária, algumas pessoas até usam a margarina, porém para confeiteiros e cozinheiros profissionais ela não é a melhor opção. Já que pode alterar texturas, sabor e até mesmo “destruir” misturas inteiras, quando é utilizada no lugar da manteiga.

Qual a melhor? Manteiga x Margarina

Para definir qual é a melhor é preciso que cada um conheça bem as diferenças entre elas e então escolha a melhor, tanto para a sua alimentação do dia a dia, quanto para o uso em algumas receitas.

A margarina possui um valor menor que a manteiga, além de ter menos gorduras e calorias. Já a manteiga tem um sabor mais natural que dá um toque especial nos alimentos.

manteiga

É preciso saber também que a manteiga é totalmente natural, de origem animal, feita a partir da nata do leite, que passa por um processo de virar um creme de leite até se tornar a manteiga que conhecemos.

Já a margarina é de origem vegetal, feita a partir da mistura e processamento de ingredientes como óleo vegetal, que pode ser de milho ou girassol. Eles são processados e produzem gordura trans, que é o que ajuda a aumentar a durabilidade da margarina e também deixá-la mais barata.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *