O que são os ovos pasteurizados?

Advertisement

Ovos pasteurizados: a novidade do mercado 

Ovos são alimentos comuns no dia a dia, além de poder ser consumidos cozidos, fritos e como omeletes eles também entram em diversas receitas, como bolos, doces, pratos salgados e muito mais. Mas existe um tipo de ovo conhecido como ovo pasteurizado, e apesar da facilidade de comprá-lo, muitos não conhecem  e não sabem a diferença desse tipo de ovo para o ovo comum.

ovo pasteurizado

Aprenda abaixo o que são os ovos pasteurizados, quando são usados e as vantagens e desvantagens desse tipo ovo.

O que são ovos pasteurizados?

Os ovos pasteurizados são ovos comuns, que passam pelo processo de pasteurização, que nada mais é que  aquecer as gemas e claras,  juntas ou separadas, depende de como ele será comercializado.

ovo pasteurizado

Os ovos ficam aquecidos por um tempo e depois são armazenados em caixas, garrafas ou saquinhos, depende da maneira como ele será utilizado, líquido ou em pó.

Esses ovos têm a mesma quantidade de nutrientes que os ovos comuns, sendo que  1 litro de ovo pasteurizado equivale a cerca de 20 ovos.

É seguro o processo de pasteurização dos ovos?

Sim, o processo é tão seguro, que é justamente nele que é eliminada a salmonella, com a vantagem de não cozinhar as claras e gemas e assim poder usar os ovos de maneira prática e sem contaminação por bactérias e outros micro-organismos.

ovo pasteurizado

É muito utilizado em cozinhas industriais, onde é preciso utilizar grandes quantidade de ovos diariamente. Nesse caso os ovos pasteurizados acabam sendo muito mais práticos.

Seu armazenamento também é seguro, pois é feito em embalagens esterilizadas, que evitam contaminação durante a manipulação.
Dessa maneira, esse é um processo feito para garantir mais segurança à saúde, utilizando ovos livres de contaminações e que são utilizados em grandes quantidades.

Tem diferença de sabor entre Ovos Pasteurizados e Ovos comuns?

Assim como as propriedades nutricionais, que são as mesmas, o sabor do ovo comum e do ovo pasteurizado é o mesmo. Por isso, se o seu receio é em relação a não ter o mesmo sabor pode ficar tranquilo.
Inclusive você pode fazer receitas como omeletes, cremes de ovos, macarrão a carbonara, entre muitas outras normalmente.

ovo pasteurizado resfriado

Como  é comercializado o ovo pasteurizado?

É possível encontrar o ovo pasteurizado com claras e gemas juntas ou separadas. Assim, se você precisa apenas das claras para uma receita, por exemplo, pode comprar uma caixa de ovos pasteurizados apenas com claras.
Além disso, também existem ovos pasteurizados desidratados, em pó e outras formas que facilitam a manipulação e uso deles.

Desvantagens do ovos pasteurizados

Apesar de todas as vantagens e facilidades que os ovos pasteurizados oferecem, existem algumas desvantagens que devem ser levadas em conta.

Por exemplo, após aberta uma caixinha deve ser consumida em no máximo 24 horas. Assim, se você comprar 1 litro desse tipo de ovo, precisa de utilizá-lo em apenas um dia, o que pode não ser vantajoso para quem vai cozinhar pequenas porções.

O preço também é mais elevado do que comprar ovos comuns, ainda se considerar a sua validade.

Ainda assim, para a cozinha industrial, onde utiliza-se muitos ovos, essa é uma maneira segura e prática de utilizá-los.

Se você ainda é uma micro confeiteira, pode fazer um cálculo de encomendas para planejar seus gastos e observar se vale a pena ou não usar esse tipo de ovo. Pode ser que poupe tempo e dinheiro!

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *