Pectina: saiba o que é e como usar esse “gelificante”

Advertisement

Já ouviu falar em pectina, um polissacarídeos estruturado presentes nas paredes celulares de várias plantas? Bom, falando de modo tão complicado, talvez você não conheça. Mas saiba que o produto é bastante usado na indústria alimentícia em geral, em especial na confeitaria e em docerias.

pectina culinaria

É ela que dá o aspecto gelificante para os alimentos. Quer desvendar o mundo dessa substância? Continue a leitura deste artigo, e vem saber tudo.

O que é Pectina?

A pectina foi descoberta por volta de 1790, como uma uma substância solúvel nos sucos de frutas. Mas só recebeu esse nome mesmo lá por 1824, quando um químico e farmacêutico percebeu que a substância tinha propriedade gelificante ao ter ácido adicionado em sua composição.

Já a sua produção comercial só se deu mesmo em 1908 na Alemanha, posteriormente pelos EUA e se espalhou pelo mundo afora.

Deixando um pouco de lado a curiosidade “histórica”, a pectina se transformou em um importante composto, usado geralmente em forma de pó no preparo de geleias. Ou seja, a pectina é usada para dar textura de geleia a produtos alimentícios e como agente espessante no preparo de doces e confeitos, em confeitaria. Ela é facilmente extraída de polpa de maçã e das cascas de frutas cítricas, além da polpa da beterraba e da batata.

geleia com pecticina

Por se um aditivo alimentício inofensivo para a saúde. a pectina tem seu uso permitido pela Legislação Brasileira com a função de coadjuvante de tecnologia para diversos tipos de produtos.

Como usar a Pectina na culinária

Se você leu até aqui, já deu para entender a propriedade de formar gel e espessante da pectina. Na culinária, essa propriedade é ativada principalmente quando a pectina é combinada com o açúcar. Por isso, é tão largamente usada na produção de compotas, sorvetes, recheios de chocolate, sucos de frutas etc.

Hoje, é possível encontrar pectina em pó e em líquido, em casas de produtos alimentícios. O seu uso recomendado é de: uma parte de pectina para cinco partes de açúcar. Isto é, se usar 5 xícaras de açúcar em sua receita, use 1 xícara de pectina.

Você pode usá-la como espessante e gelificante em bolos, biscoitos, iogurtes etc.

Como fazer Pectina em casa

Sim, é possível e nós vamos te ensinar. Anote!

Ingredientes:
10 maçãs verdes (ou 1,2kg)
1,25L de água

Como fazer: lave bem as maçãs, corte em quatro partes sem descartar cascas e sementes. As coloque para cozinhar por aproximadamente 30-35 minutos . Após o cozimento, peneire as maçãs e o líquido restante. Isso pode ser feito durante uma noite inteira. No dia seguinte, você irá verificar um líquido gelatinoso, que é a pectina extraída da maçã. Ou você pode fazer “de uma vez”, peneirando o líquido três vezes seguidas até que ele fique mais transparente. Transfira para um pote esterilizado e congele para suas receitas.

Você também pode fazer a sua pectina em pó. Basta descascar maçã, descartar o miolo com sementes, e desidratar a casca e a polpa. Após a desidratação completa, triture os pedaços e as cascas até que se transformem em um pó bem fino.

Fique por dentro dos benefícios da Pectina para a saúde

Pasme! A pectina tem benefícios para o nosso organismo, sim. Ela é um tipo de fibra alimentar que facilita a síntese de proteínas e lipídios, ajudando na absorção dos carboidratos.

geleia com pectina

Nesse processo de digestão, ela acaba por reduzir a sensação de fome, reduzindo o consumo de calorias e os níveis de colesterol e triglicérides. Não é à toa que muitas pessoas acabam por inserir em suas dietas a farinha da casca de maracujá e da parte branca da laranja triturada.

E os benefícios da pectina para o organismo não param por aí, confira:

● Aumenta e hidrata o bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal
● Estimula as bactérias benéficas do intestino
● Regulação do nível de açúcar no sangue

Gostou de conhecer mais sobre a pectina? Compartilhe este conteúdo com mais pessoas que gostam de conhecer curiosidades alimentícias.

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *