O chá matcha é originário da China, sendo derivado da mesma planta que fornece o chá verde, branco e preto: a Camellia Sinensis. O seu consumo vem crescendo em alguns lugares dos continentes asiático, americano e africano.
O que diferencia o chá matcha do chá verde é a forma como ele é produzido e extraído. Todo o processo é artesanal e vem a partir das folhas mais jovens da planta,cultivadas em um abrigo longe do sol. As folhas, depois de secas, são trituradas em um moinho de pedra, até que se transformem totalmente em pó.
O cultivo na sombra ajuda a concentrar mais nutrientes, com propriedades antioxidantes e termogênicas mais potentes que o chá verde comum, sendo que uma porção de matcha é possui a quantidade de nutrientes de 10 xícaras de chá verde.
Benefícios do Chá Matchá
Ajuda quem quer emagrecer
Ele diminui a quantidade de gordura no corpo, pois possui L Teanina, que ajuda a dissolver e a eliminar a gordura de forma mais rápida. Por sua vez, a cafeína e as catequinas estimulam o metabolismo.
Desintoxica o corpo
O matcha tem uma alta quantidade de clorofila que desintoxica e remove de forma natural os metais pesados e toxinas do organismo. Isso ajuda na prevenção de doenças, como o câncer, combatendo células cancerígenas e, também, no retardamento do envelhecimento.
Colesterol ruim
O alto teor de fibras ajuda a reduzir o colesterol ruim, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Sem estresse
A L-teanina age no sistema nervoso, promovendo a sensação de bem-estar e relaxamento.
Retenção de líquidos
O matcha ajuda na prevenção na retenção de líquidos, aumentando a diurese e diminuindo a celulite.
Como usar o Matchá
Existem várias receitas e formas de utilizar o matchá, mas é preciso consumi-lo com cuidado.Trouxemos aqui algumas receitas com esse ingrediente incrível.
Receita de chá Matchá
Ingredientes:
2 colheres de chá de matchá
50ml
200ml de água.
Modo de Preparo:
Coloque a água para ferver. Depois de ferver, espere a água esfriar um pouco, pegue uma xícara e coloque as duas colheres de chá de matchá. Acrescente a água ainda quente na xícara e deixe dissolver.
Quando aparecerem bolhas ou uma camada mais fina, significa que o chá está no ponto certo. Adoce se quiser.
Receita de Suco co chá matchá
Ingredientes:
½ xícara de suco de laranja
½ xícara de leite de soja ou de amêndoas
1 colher de chá de matchá
Gelo
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador com gelo e beba.
Receita de Trufas de matchá
Ingredientes:
1⅓ xícara de chocolate branco picado
2½ colher de chá de matchá
⅓ copo de creme de leite
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
Modo de Preparo:
Coloque o chocolate branco em uma tigela. Com uma panela em fogo baixo, aqueça o creme de leite com a manteiga e acrescente o pó de matchá com uma pitada de sal. Misture até começar a ferver e o pó esteja incorporado.
Junte a mistura ao chocolate branco e mexa até se tornar uma mistura lisa e o chocolate tenha derretido completamente. Guarde na geladeira até o chocolate firmar. Faça as bolas e decore a seu gosto e guarde na geladeira.
Onde você pode encontrar o Matchá
O matcha é facilmente encontrado nas lojas físicas e onlines de produtos naturais, sendo vendido em embalagens com o chá em pó para ser usado como ingrediente em receitas, sachês e até cápsulas (para aqueles que não são muito adeptos a tomar chá).
Contraindicações para o uso do Macthá
O chá Matchá é um alimento super saudável,mas atenção, há contra-indicações como qualquer outro alimento. Ele é contraindicado para pessoas com doenças estomacais, sensíveis à cafeína e gestantes e lactantes. Pode haver efeitos colaterais, quando tomado exageradamente: dores de cabeça e estômago, diarreia, insônia e azia.