Amido de milho, saiba tudo sobre esse ingrediente Ainda não avaliado.

26Amido de milho, um ingrediente muito conhecido tanto na culinária doce, quanto na salgada e que é muito versátil. Conhecido popularmente como maisena ou maizena, que é uma referência a uma das marcas mais conhecidas, é vendido em supermercados com valores acessíveis. O que faz com só aumenta as suas vantagens.

amido de milho dicas
Quer saber tudo sobre esse ingrediente e porque você precisa de ter ele na sua despensa?Continue lendo então!

O que é o amido de milho

O amido de milho é feito a partir da endosperma do milho, que é onde está localiza o amido e as proteínas do alimento. Ele é então moído até ficar com aparência fina e branca que conhecemos. Mas antes de ser finalizada a produção do amido de milho a proteína também retirada e ficando apenas o amido que é o que conhecemos.


Esse processo é chamado de refino e para ter as propriedades que queremos desse ingrediente ele é indispensável.

Amido de milho Tem glúten?

Algo muito procurado hoje em dia é saber quais produtos possuem ou não glúten. E o amido de milho é um ingrediente totalmente livre de glúten, por isso ele é uma opções de substituição em relação a alguns tipos de farinha branca. Pessoas que são celíacas podem utilizar o amido de milho em suas receitas tranquilamente.

Mas é importante ler a embalagem para poder certificar-se de que o amido de milho não foi produzido em um mesmo local de processamento de farinha de trigo. Assim não tem o risco de contaminação cruzada.

Usos para Amido de Milho na culinária

Um dos principais e mais importantes uso do amido de milho é na culinária. Ele é muito utilizado para o espessamento de alimentos líquidos, podendo ser usado quando os alimentos estão quentes ou em temperatura ambiente, mas após já terem sido aquecidos. Esse ingrediente é inclusive é uma alternativa melhor do que a farinha de trigo para fazer isso, já que como já falamos, é livre de glúten, e também pode ser consumido pelos veganos.

Além disso, quando for trocar a farinha de trigo pelo o amido de milho, você pode economizar, já que o amido de milho tem um poder espessante mais forte. Ou seja, se fosse utilizar 100 gramas de farinha de trigo, pode usar apenas 50 gramas de amido de milho.

E não é apenas para engrossar caldos que usamos a famosa maizena, ela também pode ser usada para empanar frutas e os outros alimentos antes de assar ou fritar. Também ajuda em recheios de sobremesa e em algumas carnes e peixes, ajudando a dar um aspecto com brilho a esses pratos.
A vantagem de usar o amido de milho na culinária é que apesar de todas as suas funções ele não interfere diretamente no sabor do alimentos.

Dica para usar o amido de milho

Quando for utilizá-lo para engrossar molhos e alimentos líquidos não coloque diretamente nos alimentos quentes ou que ainda estejam fervendo no fogo. Já que isso pode causar caroços de maizena que não são facilmente dissolvidos
Quando usar o amido de milho para engrossar os alimentos líquidos, eles não podem ser congelados, pois quando forem descongelados ficaram com uma camada fina e líquida novamente.

Outros usos para o amido de milho

Não é apenas na cozinha que o amido de milho é um sucesso e um ingrediente super curinga. Ele também pode ser utilizado fora dela, inclusive para fazer progressiva de maizena. A mistura ajuda a deixar os cabelos mais lisos e com brilho e faz muito sucesso por ser livre de produtos químicos como o formol.
Também pode ser utilizado para ajudar na limpeza, já que a mistura de amido de milho e água ajuda a tirar as manchas de óleo de tecidos e do piso. Até para queimaduras esse produto pode ser utilizado.
Dessa maneira, vale a pena ter sempre um pacotinho em casa!

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *