Merengue Suíço – Receita Clássica

Advertisement

Todo mundo sabe o quanto o Merengue faz sucesso na confeitaria, mas você sabia que existem vários tipos de merengue? Tem o Merengue italiano, merengue francês e o merengue suíço. Apesar de usarem ingredientes similares, cada um tem um método de preparo bem específico.

merengue suico receita

Conversando com uma confeiteira de uma grande loja em São Paulo, ela ensinou os detalhes para fazer um Merengue Suíço perfeito, ela aprendeu essa receita enquanto fez um curso de confeitaria na frança, e hoje você sem ter saído de casa, vai poder aprender essa receita.

Receita de Merengue Suíço

Ingredientes:
100 gramas de claras
200 gramas de açúcar refinado
Gotas e raspas de limão à gosto

Modo de preparo:
Primeiramente, coloque as claras e o açúcar em uma panela em fogo baixo até dissolver o açúcar ou até atingir a temperatura de 72º graus. Para saber a temperatura correta, você vai precisa de um termômetro de uso culinário.

Caso não tenha um termômetro, o ponto será quando você não ver mais nenhum grão de açúcar.

modo preparo

Entretanto, tome muito cuidado para não cozinhar as claras. Se não tiver um termômetro um modo de ver o ponto é quando esfregar os dedos e não tiver nenhum rastro de açúcar.

Quando chegar no ponto, leve essa calda para batedeira, adicione as raspas e as gotas de limão e bata em velocidade máxima até esfriar. Use para bater o merengue suíço o batedor do tipo globo.

merengue suico

A tendência é que conforme passa o tempo ele vai perdendo a cremosidade, então use rapidamente ou se perder o ponto cremoso leve de volta a batedeira e bata até retornar.

ponto merengue suico

Você pode usar para sobremesas, como para a torta de limão, ou pode também usar para confeitar bolos. Esse é aquele merengue que aceita que você passe o maçarico para dourar.

Ele tem a validade de até 3 dias na geladeira

O buttercream de merengue suíço: é feito também á partir de um merengue onde as claras são levadas ao fogo para serem aquecidas, como ensinamos nessa receita.

Não existe merengue ideal, cada um é bom para um uso, o que indico que é faça todos os tipos e veja qual você mais gosta de trabalhar, todas as confeiteiras mais famosas do Brasil fazem assim, testam todas as receitas, e depois escolhem a melhor para se trabalhar.

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *