Dressed cake: Aprenda como fazer 4.95/5 (22)

O dressed cake, assim como tantas inovações no mundo da confeitaria, se trata de uma novidade muito interessante em bolos para festas de aniversário e eventos. Hoje em dia vários bolos estão na moda, como naked Cake, Drip Cake e os Dressed Cakes entram nessa onda.

dressed cakeBolo feito por @marianabritocakes

Diferentemente de outras técnicas novas, como o bolo cru, sem decoração, com aparência da massa e do recheio, o dressed cake, como o próprio nome diz, se trata de uma cobertura, uma vestimenta para o bolo.

Se trata de uma placa de acetato, produzida com chocolate, em um processo de resfriamento, que encobre toda a parte interna do bolo, gerando uma aparência muito bonita para o produto.

placa acetado para bolo
Caso seja de seu interesse, é possível desenvolver a técnica em casa, mas não se trata de um processo muito fácil, mas não é impossível.

Como fazer um bolo Dressed Cake

Para fazer a placa, você vai precisar de apenas 300g do tipo de chocolate de sua preferência. Além é claro do molde de placa de acetato, que pode ser facilmente comprada em lojas de produtos de confeitaria.

Primeiramente, você vai derreter o chocolate, ou no micro-ondas, ou em banho maria em um fogão comum. Caso use um chocolate nobre você deve fazer a temperagem do Chocolate. (fizemos um post ensinando como temperar chocolate)

Quando ele estiver totalmente derretido, você vai despejar o chocolate sobre a placa de acetato de sua preferência, com a textura escolhida.

Para saber se a cobertura já esta apta para ir a geladeira em torno do bolo, toca-se a placa. Se o chocolate ali despejado permanecer no seu dedo, está no ponto para ir a geladeira e ganhar forma.

Após, você vai colocar a placa em torno do bolo, com o chocolate ainda mole, e levar até a geladeira, e após cerca de 20 minutos, quando o chocolate endurecer, retirar a placa.

O chocolate ficará no formato desejado.

Como decorações no Dressed Cakes

Ainda, você pode utilizar de demais decorações no topo do bolo, como frutas e enfeites de açúcar, dando o toque final do produto.

dressed cake
Essa técnica, que pode ser reinventada em si mesma, é uma ótima opção para quem precisa de uma complementação de renda no lar, bem como passa a ser adorado pelas pessoas que tem como seu bolo de aniversário ou de um lançamento de marca, um bolo tão bonito e elaborado como o Dressed Cake.

dressed cake

Dicas para fazer o Dressed Cake Perfeito:

Aplique duas camadas de chocolate no acetato. A primeira serve para preencher cada canto da placa ajudando a não criar nenhuma bolha de ar. A segunda tem que cobrir toda a placa, sem deixar nenhuma parte do acetato a mostra.

Para saber se a cobertura já está no ponto de ir à geladeira, ponha a ponta do dedo na textura. Se o chocolate grudar no dedo, espere mais um pouco. Se as digitais ficarem na textura, já está pronto para modelar na volta do bolo.
Coloque a placa de acetato no bolo ainda “mole”, pois se ficar muito duro o chocolate quebra e você perde todo o trabalho.

Assim que colocar a placa texturada em seu bolo, leve-o à geladeira por um período entre 5 a 10 minutos. Nesse tempo, a textura ficará firme o suficiente para você conseguir tirar a placa de acetato sem estragar sua decoração.

Fotos de Bolos Dressed Cake para você se inspirar:
fotos bolo dressed cake

fotos bolos dressed cake

fotos bolos dressed cake

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *