Drip Cakes – Receitas de como Fazer

Curso Brigadeiro Gourmet

Provavelmente você já viu por aí um bolo com esse efeito de calda derramando. A tendência na confeitaria internacional começou a aparecer aqui no Brasil e tem um nome: Drip Cake. Em bom português, a expressão quer dizer “bolo com gota” ou mesmo “bolo pingando”. Confira essa novidade da confeitaria e prepare-se para transformar seus bolos daqui para frente.

Drip Cakes

O QUE É DRIP CAKE?

Como seu próprio nome diz, o Drip Cake se trata de uma decoração de bolos moderna, que traz a ilusão da calda derretendo desde o topo do bolo até a base. Esse efeito requer bolos mais altos que o normal – a partir de dois andares – e exige uma técnica específica para que dê certo e não ocorra acidentes.

A base do Drip Cake é uma cobertura lisa. Assim, é adicionado um ganache colorido escorrendo desde o topo e uma interessante decoração na parte de cima. A cobertura pode ser de glacê, buttercream ou outra de sua preferência. Já as gotas escorrendo pelo bolo são feitas com ganache de chocolate – ao leite, branco ou amargo – e o céu é o limite quando nos referimos às cores.

A decoração do topo do Drip Cake pode ser feita com flores naturais, frutas frescas, chocolates, suspiros, macarons e outros adornos incríveis. O efeito é imediato e traz um clima divertido para a festa. É impossível passar despercebido.

 

Drip Cakes

ONDE SURGIU?

Esse efeito apareceu no Brasil no início de 2016 e, desde então, tem se tornado cada vez mais popular. A responsável pela tendência na confeitaria é uma jovem de Sydney, Austrália.

Katherine Sabbath era uma professora colegial na cidade de Campbelltown, em Nova Gales do Sul, quando decidiu se dedicar à sua verdadeira paixão, a confeitaria. Hoje, Katherine e suas delícias são bastante populares no Instagram, onde ela acumula quase 400 mil seguidores.

COMO FAZER?

A técnica, por mais que não pareça, não é assim tão difícil reproduzir um Drip Cake. Depois que o bolo estiver recheado e com uma cobertura lisa, você pode usar uma colher ou saco de confeitaria para despejar o ganache nas bordas do bolo. Depois de rodeá-lo, é só completar o topo com ganache e uniformizar com uma espátula delicadamente.

Mas, como tudo na confeitaria, é importante ficar atenta à técnica para que o acabamento saia perfeito. Ter alguma experiência é indispensável para que o Drip Cake tenha uma aparência satisfatória e que consiga durar várias horas em cima da mesa, sem estragar a festa.

Que tal experimentar esse novo estilo de decoração?

Curso Biscoito Caseiro

Deixe seu comentário