Naked Cake – Bolo sem cobertura 5/5 (2)

Em português, Naked Cake significa bolo pelado. Ele é chamado assim pois, diferente dos bolos tradicionais, não leva cobertura e as camadas ficam expostas. Uma delícia assim tem mesmo que aparecer! (leia sobre: Bolos decorados)

O Naked Cake surgiu em 2010 nos Estados Unidos e Inglaterra, mas conquistou o Brasil de vez em 2013. Por aqui esse bolo é servido em aniversários, confraternizações e até casamentos, já que os ingredientes usados e as frutas e flores comestíveis da decoração podem deixá-lo muito mais luxuoso.

naked cake bolo pelado

Massa de Naked Cake

O preparo desse bolo exige um pouco mais de cuidado do que um bolo tradicional, no qual você pode esconder pequenos defeitos com a cobertura. A massa ideal para o naked é uma que não seja muito leve e quebradiça – pão de ló funciona muito bem. Também não é indicado molhar muito a massa, pois isso pode interferir na textura e sustentação do bolo. Para o acabamento ficar perfeito, unte bem a forma e retire o excesso de farinha para ela não ficar grudada nas laterais. Um produto muito usado pelas confeitarias é o desmoldante, um óleo de canola em spray vendido em lojas especializadas ou pela internet. Espere esfriar e, depois de desenformar, envolva a massa com plástico filme e deixe na geladeira até a hora de usar.

Recheio de Naked Cake

Para o recheio, o ideal é utilizar um creme mais firme, que permita atingir certa altura para que fique bem visível nas laterais. Já postamos aqui sobre como fazer mais de 10 receitas de recheio de bolo.

Montagem do Naked Cake

Com a massa e o recheio preparados e frios, começa a montagem do bolo. Primeiro você deve nivelar o topo, retirando aquela parte mais alta. Para um resultado perfeito, as camadas da massa devem ficar o mais parecidas possível. Coloque o recheio em cada massa separadamente e depois leve-os à geladeira.

Para empilhar os andares, você precisará de um suporte de sustentação, que pode ser feito com palitos de churrasco. Finque cerca de quatro palitos na base e vá encaixando as outras camadas. O ideal é que a montagem seja feita no local onde o bolo será servido.

Por último, a melhor parte: decoração! Você pode enfeitar seu Naked Cake com frutas, flores comestíveis, docinhos, nozes ou enfeites feitos com pasta americana. Uma técnica muito utilizada é peneirar açúcar de confeiteiro no topo do bolo.

montagem naked cake

Os Naked Cakes custam a partir de 40 reais, dependendo da qualidade dos ingredientes e do tamanho do bolo.

Fotos de Naked Cake para se inspirar:

naked cake frutas

naked cake rosas e flores

naked cake casamento

Agora é sua vez de fazer um bolo pelado!

Os Naked Cakes são os bolos da moda, seu sucesso é garantido e as vendas também!
Apesar de ter um toque um pouco mais rústico que as tortas tradicionais, ele exige muito cuidado durante a sua apresentação é montagem, as camadas precisam ficar aparentes e lindas, então todo cuidado é pouco!

Avalie este post!

Você também pode gostar!

2 respostas para “Naked Cake – Bolo sem cobertura”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *