Bolo de limão fofinho e rápido.

Advertisement

Um dos favoritos no mundo dos caseirinhos, o bolo de limão é recordista de venda, seja ele com cobertura de brigadeiro ou com cobertura de limão. Esse bolo é sucesso.

Hoje você vai aprender uma deliciosa receita de bolo de limão bem fofinho e super rápido de fazer. Além disso vamos ensinar duas deliciosas receitas de coberturas para o bolo.

bolo limao cremoso

Receita Bolo de limão fofinho e rápido

Ingredientes:
4 ovos (de mais ou menos 50 gramas cada)
180 ml de óleo
240 ml de leite morno
60 ml de suco de limão espremido na hora
360 gramas de açúcar refinado ou cristal
5 ml de extrato de baunilha (1 colher de chá)
½ colher de chá de raspas da casca de 1 limão
300 gramas de farinha de trigo
15 gramas de fermento químico em pó
4 gramas de bicarbonato de sódio

Modo de preparo do Bolo de limão simples:
Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180º graus e unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha ou passe o desmoldante na forma antes de misturar os ingredientes.

Então, bata os ovos, o óleo, o açúcar e a baunilha na batedeira ou no liquidificador por 3 minutos.

Logo em seguida, peneire a farinha com o fermento e o bicarbonato e misture as raspas da casca do limão (somente a parte verde) a esse pó com um fouet para espalhar bem.

Misture a farinha peneirada junto com o fermento, o bicarbonato e as raspas de casca, intercalando com o leite morno e com o suco de limão, até a massa ficar homogênea. Não bata, apenas misture bem.

Despeje na forma untada e enfarinhada. Em seguida, coloque a forma no centro do forno pré-aquecido a 180º graus por mais ou menos 40 a 50 minutos.

bolo na forma

Use um timer para marcar o tempo. O ponto é quando o bolo começa a soltar das laterais e dourar por cima. Para garantir que está assado, faça o teste do garfo a partir de 40 ou 45 minutos, dependendo do seu forno.

Dicas para o bolo perfeito:

Não abra o forno antes dos 40 minutos! Assim que o garfo sair limpo, retire o bolo do forno. Cuidado para não passar do tempo, senão ele ficará ressecado.

Caso o garfo saia um pouco sujo, espere mais 5 minutos e teste novamente com um garfo limpo. Quando o garfo sair limpo, retire o bolo imediatamente do forno.

Desenforme em até 5 minutos, portanto no máximo e deixe esfriar em uma grade.

Então, faça furinhos no bolo com uma faca e cubra o bolo ainda quente com a cobertura de limão com açúcar ou de chocolate com açúcar mascavo.

Se for usar a cobertura de creme de limão, ou ganache de limão espere esfriar por completo antes de cobrir, para manter a textura da cobertura e não faça furinhos no bolo, para a superfície ficar perfeitamente lisa.

bolo limao com cobertura

Cobertura de açúcar pra bolo de Limão

Ingredientes
240 gramas de açúcar de confeiteiro
6 colheres de sopa (90 ml) de suco de limão natural coado, espremido na hora e raspas de um limão ou lascas de limão cristalizado para enfeitar

Modo de preparo:
Peneire o açúcar de confeiteiro.

Bata bem os ingredientes com um fouet até formar uma pasta homogênea.

Logo em seguida, leve ao fogo fraco para amolecer durante um minuto.

Por fim, faça furinhos no bolo antes de despejar a cobertura.

Se quiser que a cobertura entre um pouco para dentro do bolo, espalhe imediatamente sobre o bolo ainda quente, com a ajuda de uma colher grande ou um saco de confeitar, dependendo do estilo desejado. Lembre-se de espalhar pelas laterais!

Então, para uma cobertura mais grossa e branquinha, espere o bolo esfriar antes de cobrir.

Raspe a casca de limão (somente a parte verde) e espalhe por cima da calda para enfeitar ou espalhe algumas lascas de limão cristalizado.

bolo limao cobertura brigadeiro

Cobertura de brigadeiro de limão

Ingredientes:
395 gramas de leite condensado
1 Colher de sopa de manteiga
100 gramas de chocolate branco
Suco de ½ Limão taiti
Raspas de ½ limão siciliano

Modo de preparo:
Primeiramente, em uma panela misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate branco e leve ao fogo baixo. Cozinhe até que desgrude da panela.

Logo depois, retire do fogo e acrescente ainda na panela o suco e a raspas do limão taiti.

bolo cremoso limao caseiro

Com a cobertura ainda morna, jogue sobre o bolo de limão, decore com raspas de limão, fica lindo. Aqui, já ensinamos a fazer um bolo vulcão de limão, que também é delicioso.

Advertisement

Você também pode gostar!

Uma resposta para “Bolo de limão fofinho e rápido.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.