Desmoldante para bolo – Receita de Desmoldante 4.78/5 (9)

O momento de tirar o bolo do forno sempre precede o momento de desenformá-lo. Será que assou inteiro? Será que não queimou na base? Será que vai desenformar por completo? Será que irá quebrar? Se o bolo sai bonito da forma, é um momento de glória.

Quem mais se identificou com essa situação?

Geralmente, para evitar que o bolo despedace na forma, lança-se mão do papel manteiga ou da velha técnica de: untar com gordura e enfarinhar com trigo. No entanto, muitos boleiros reclamam que essa técnica resulta em indesejáveis casquinhas nas bordas e laterais do bolo mais grossas.

Para resolver isso, o mercado já disponibiliza produtos desmoldantes de bolo que facilitam um desenforme perfeito de massa doce ou salgada.

desmoldante bolo

Como usar desmoldante de bolo

Usar desmoldante é muito simples. O produto de fabricação industrial, mas 100% vegetal, é ótimo para evitar o trabalho de passar manteiga e farinha em formas e manter a higiene sem sujar as mãos.  Ele não possui cor, nem cheiro ou sabor, por isso não interfere nas características da receita de massas.

O primeiro passo para usar o desmoldante é limpar adequadamente as assadeiras que serão usadas. Na sequência, seque-as, pois o desmoldante não é indicado para superfícies úmidas. Pulverize o desmoldante de spray na assadeira que já estará pronta para receber a massa de bolo. Você ainda pode espalhar o desmoldante e, sobre ele, colocar papel manteiga. Não é obrigatório, porque o desmoldante é um produto seguro, mas ajuda na confiança de quem está começando a usá-lo.

Ele é prático e um parceiro para quem produz trabalhos incríveis na cozinha. Desmoldantes também são muito úteis para o trabalho manual de enrolar brigadeiros e para trabalhar pasta americana.

desmoldante bolo

Aprenda a fazer desmoldante em casa

Embora seja muito útil, algumas marcas de desmoldante no mercado possuem um preço elevado. Por isso, vale a pena lançar mão de receita caseira para fazer desmoldante caseiro e continuar confeccionando massas fofas, finas, firmes e saborosas. Anote a receita super simples abaixo e mãos à obra!

Ingredientes de desmoldante caseiro:

  • 1 xícara de óleo de canola
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de gordura vegetal

Modo de preparo: junte o óleo de canola e a gordura vegetal em uma tigela e misture. Na sequência, adicione a farinha de trigo. Bata bem com um fouet, colher ou na batedeira até formar uma pasta. E está pronto seu desmoldante caseiro.

Para conversar o desmoldante, guarde-o em um recipiente por até dois meses. Na hora de usar, retire a quantidade necessária para a assadeira e espalhe o produto sobre ela com um pincel ou papel toalha.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

3 respostas para “Desmoldante para bolo – Receita de Desmoldante”

  1. Para receitas doces costumo usar apenas óleo de coco. Nunca tive problemas em desmoldar dessa forma. Entretanto pretendo adquirir o desmoldante pra testar e também pela praticidade que oferece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *