Pudim de Leite Condensado – Receita Completa 5/5 (2)

O pudim são sobremesas muito agradáveis, pois pode se realizar muitas variações, preparadas com antecedência e são muito fáceis de fazer, por isso é uma ótima opção para essas datas especiais.

Para aqueles que não sabem muito bem o que é leite condensado, consiste em um leite parcialmente evaporado, ou seja, do qual parte da água foi extraída e, depois, açúcar também é adicionado. É um alimento muito doce, usado para dar sabor as sobremesas.

Embora o leite condensado seja provavelmente o mais conhecido no país, existem outros tipos de leite que podem ser encontrados no mercado e que podem ser confundidos com leite condensado.

O leite evaporado, como o leite condensado, remove a água, embora não inclua açúcar. O uso mais comum é a preparação de sobremesas como substituto do creme.

Embora o sabor seja bastante agradável, o consumo deve ser realizado com cautela, por ser um alimento extremamente calórico, por isso essa especiaria vem sempre acompanhada em receitas em uma quantidade reduzida.

Receita de Pudim de Leite Condensado

pudim de leite condensado

Ingredientes da Calda:
1 xícara (chá) de açúcar

Ingredientes do Pudim de leite condensado:
1 lata de leite condensando
2 medidas (da lata) de leite integral
3 ovos
1 colher de sopa de maizena
Opcional: Coco ralado

pudim leite condensado

Modo de Preparo do pudim:
Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ele ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até os torrões de açúcar se dissolverem e a calda engrossar. Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

Em um liquidificador, bata os ingredientes e despeje na forma reservada. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.

Receita de Pudim de queijo

Ingredientes:
40 gramas de margarina de uso culinário
160 gramas de ovos
400 gramas de leite
320 gramas de açúcar refinado
100 gramas de farinha de trigo
40 gramas de queijo ralado
100 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Bata no liquidificador a margarina, os ovos e o leite até homogeneizar. Coloque essa mistura em um bowl e acrescente o restante dos ingredientes
Unte uma forma com margarina, polvilhe com açúcar refinado, coloque o caramelo tradicional
Despeje o pudim na forma
Leve para assar em banho-maria coberto com papel alumínio por 50 minutos em forno a 180°C, ou até que espete um palito saia limpo
Espere esfriar e desenforme
Decore polvilhando queijo parmesão ralado

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *