Picanha no forno

Advertisement

Hoje a receita é de um clássico, a famosa Picanha no forno. Fica bem parecida com a picanha de churrasco, porém você pode fazer na sua casa essa receita, sem fumaça ou bagunça.

picanha no forno

O que você vai encontrar neste conteúdo

Receita de Picanha no Forno

Ingredientes:
1 picanha pesando aproximadamente 1.200kg
Para o Tempero
1 colher de sopa de sal grosso
1 colher de sopa de óleo vegetal

Modo de preparo:
O grande segredo da preparação desta receita é a maneira meticulosa como a carne deve ser limpa de todas as gorduras e nervuras excedentes, incluindo a membrana que recobre uma parte da peça no lado oposto ao da gordura.

Deixe exclusivamente a gordura principal, que não deve ser muito grossa.

Depois da peça completamente limpa, massageie a carne com uma fina camada de óleo vegetal e depois espalhe o sal grosso.

Coloque numa assadeira com o lado da gordura virado para baixo e deixe descansando em temperatura ambiente enquanto aquece o forno até a temperatura máxima.

Quando estiver no ponto, coloque a assadeira sobre a grelha interna do forno e deixe durante 40 minutos.

A carne deverá ficar marrom por fora e rosada por dentro, tenra e suculenta.

Se preferir mais assada, volte ao forno por quanto tempo achar necessário até chegar ao seu ponto ideal de degustação.

Sugestão: Sirva acompanhado de arroz branco com salpicão ou maionese, fica ótimo.

Origem da Picanha

Você sabia que a palavra picanha tem origem italiana e até espanhola? Explicamos! Picatta é o nome de um talhante italiano, que também é conhecido por picana em espanhol.

Esse talhante é composto por um ferrão na ponta, muito usado para picar a lombar do boi. Pronto! Agora descobrimos de onde vem a inspiração para o nome de um dos cortes de carnes preferidos das mesas brasileiras.

Dizemos das “mesas” porque a picanha não é apenas a carne do churrasco, ela também é ingrediente de outros pratos. Inclusive desta receita que trazemos para você, a picanha de forno.

Trata-se de uma forma interessante de grelhar o corte sem fazê-la perder a majestade e a suculência. A picanha de forno é uma receita prática e usual para qualquer ocasião. Especialmente para o dia a dia.

Afinal, uma carne tão deliciosa não precisa ficar restrita aos bons e maravilhosos churrascos.

O mais incrível é que, a exemplo do churrasco, você não precisa lançar mão de vários ingredientes para tornar a picanha de forno gostosa. Pelo contrário! Como veremos a seguir, o básico é sal grosso. Mas não faz mal adicionar outros ingredientes que vão tornar o sabor inigualável.

Ah, mais uma dica para você não perder de vista ao fazer picanha de forno: pré-aqueça o forno a 220º. Isso é necessário porque a picanha é uma carne macia e carnes macias pedem menos tempo de cozimento.

Logo, para que a sua picanha de forno não perca umidade e ganhe um aspecto dourado, é necessário que o forno já esteja no ponto de recebê-la.

Bom, demos as nossas dicas mais preciosas. Agora, é seguir a receita que deixamos abaixo e aguarde. Pois, o sabor da picanha de forno é tudo de bom.

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.