Como fazer bolo de fubá – Melhor Receita

Curso Brigadeiro Gourmet

Sem dúvida nenhuma uma das receitas mais deliciosas da culinária tradicional brasileira é o bolo de fubá. Considerado um dos maiores ícones do interior do país, o bolo de fubá é até mesmo capaz de impressionar e conquistar estrangeiros, mesmo aqueles acostumados com alta gastronomia, pois é macio, delicioso e ímpar.
O bolo de fubá é considerado como uma receita simples, mas a partir de diversas combinações, ele é cheio de variações criados a partir da criatividade do nosso povo. Independente se ele for cremoso, com goiabada ou o clássico, o bolo de fubá é sensacional!
Confira abaixo então a origem desta iguaria brasileira, o papel dele na nossa cultura, e também uma receita para que você consiga fazê-lo em casa.

De onde se origina o bolo de fubá?

Para quem não sabe o fubá é feito de milho, mas uma farinha de milho bem fina e que é ótima para produzir bolos e alguns outros pratos, e este tipo de farinha era muito mais comum na época do Brasil colônia, pois não havia plantação de trigo nesta região, e o custo para a importação da farinha de trigo de Portugal era muito alto. Portanto, o fubá era uma alternativa para aqueles que não tinham condições de bancar a farinha vinda da Europa.
Algo importante a salientar é que não há um Estado que possa tomar posse da titularidade da receita, dizendo ser o “criador do bolo de fubá”. A iguaria tornou-se popular em todo o país, pois era muito comum no meio dos tropeiros e dos mascates daquela época, por isto era também muito feita nas regiões do interior e por este motivo foi bastante associada às quermesses e também festas juninas.

Quais as variações do bolo de fubá?

Uma das variações mais comum da receita é, sem sombra de dúvidas, o bolo de fubá cremoso. Esta sim um Estado pode chamar de sua, e este foi Minas Gerais, que se diz criador da receita que é uma versão mais molhadinha do que a original, e também um pouco mais baixa, mas ainda assim, muito saborosa.
Outros elementos que compõem outras variações do bolo de fubá são alguns acréscimos. Em muitas famílias é praticamente obrigatório colocar erva doce no bolo, já outras adicionam coco ralado, tanto na massa, quanto na parte de cima do bolo.
Algo curioso, mas que torna o bolo especial é sua ausência de cobertura. Assim como um bolo de cenoura sem cobertura de chocolate não é a mesma coisa, o bolo de fubá com uma cobertura qualquer não seria a mesma coisa, por isto o máximo que vemos são elementos adicionados, como açúcar de confeiteiro jogado por cima, ou como já citado, o coco ralado.

bolo de fuba caseiro

Receita de Bolo de fubá

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
2 xícaras de açúcar
1 xícara de fubá
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma batedeira e bata-os.
Depois de batido incorpore o fermento.
Coloque a massa em uma forma já untada e asse em um forno pré-aquecido a 180º
Após assado desenforme e sirva.

Curso Biscoito Caseiro

Deixe seu comentário