Os muffins são bolinhos assados em fôrmas específicas (com ou sem forminhas de papel) cuja massa sempre contém a adição de uma fruta, oleaginosa, sementes, etc. Não são utilizados nenhum tipo de cobertura ou recheio e muito menos decorações. Ou seja, diferente dos cupcakes que possuem recheios e coberturas.
A receia de muffins é simples e você pode fazer
Muffin e cupcake são a mesma coisa?
Muito confundidos com os famosos cupcakes, os muffins se diferenciam nos ingredientes, preparo, sabor e textura. Ambos são bolinhos individuais deliciosos e de nome estrangeiro, mas, enquanto o cupcake surgiu nos Estados Unidos, o muffin foi criado na Inglaterra. Outra diferença é que o muffin não leva cobertura nem recheio.
Muita gente se engana ao achar que muffins e cupcakes são a mesma coisa. O primeiro tem origem na Grã-Bretanha, o segundo, nos Estados Unidos. Outra diferença é que os muffins têm sabor mais suave e geralmente são feitos com frutas vermelhas ou castanhas incorporadas na massa.
A textura e o modo de preparo também são bem diferentes. Enquanto no cupcake há separação entre massa e recheio, que é adicionado depois do bolo já estar cozido, no muffin não existe essa separação. O que acontece é que uma parte da massa fica mais amolecida, diferente da “casquinha”.Outra diferença é que, além de ser mais úmida, a massa do cupcake é mais leve e fofa, já que recebe mais fermento. Já a massa do muffin até pode ser feita com massa de bolo, desde que leve menos açúcar.
No que se refere à cobertura, enquanto o cupcake pode levar buttercream, pasta americana, ganache, brigadeiro e o que mais você preferir, a cobertura do muffin é o crumble, mistura que cria uma crosta crocante e deliciosa.
Como é feito o muffin
O bolinho inglês é bem amanteigado e também pode ser feito com ingredientes salgados para acompanhar carnes e saladas. Ele tem aparência caseira e a crosta no topo é crocante, chamada de crumble. Por ser consumido principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde, muitas vezes contém ingredientes saudáveis como frutas, castanhas, grãos e sementes. Mas também fazem muito sucesso quando levam gostas de chocolate ou confeitos festivos. As possibilidades são infinitas!
Dicas de preparo do Muffin
O muffin é um bolinho denso que não costuma esfarelar, resultado alcançado graças à técnica de preparo utilizada. Funciona assim: os ingredientes secos são misturados em uma tigela e os líquidos em outra. Depois, todos eles são colocados juntos, mas a massa não deve ser batida – o ideal é misturar com um garfo ou com uma espátula. A gordura utilizada na massa é sempre líquida, como óleo vegetal ou manteiga derretida.
Agora é sua vez de aprender a fazer um delicioso muffin de fruta. Vamos à receita:
Tudo excelente maravilhoso PERFEITO amei. Mas NA receita do creme de confeiteiro nos ingredientes falta os ovos a quantidade de ovos QUE vai na receita. Parabéns AMEI e vou estar sempre aqui DEUS ABENÇOE ÀS SUAS MÃOS. BJOOO
Essa receita da quantos muffins?
10
A mim deram 12 muffins nas forminhas de silicone. Eles crescem MUITO por isso caso não sobre para as outras pode tirar um pouco dos que têm muita massa.
Fiz os muffins, simplesmente maravilhosos!!! Fiz nas forminhas de silicone, e creseceram tanto!!! Delícia.
Os muffins ficam deliciosos!! Não fiz o crumble e substitui os mirtilos por pepitas de chocolate. Ficaram TÃO BONS!!!!!!!! Façam pois ficam incríveis.