Receita de Risoto Básica

Advertisement

Já passou do tempo em que receitas de risoto eram exclusivas de restaurantes requintados. As receitas de risoto deixaram de ter segredos obscuros, como é o caso da Receita de Risoto Básica. Hoje, são considerados pratos simples e curingas de momentos em que você deseja dar um “tchan” ao dia, pois, o risoto é uma unanimidade.

Receita de Risoto Básica

Raramente, você vai encontrar quem não goste do prato. Especialmente porque são inúmeras as receitas, que vão agradar todo tipo de paladar. Desde o carnívoro ou vegetariano, ao intolerante à lactose ou até às pessoas que são pouco fãs de arroz. Afinal, a base já deu margem para diversas adaptações, incluindo algumas sem arroz.

O que você vai encontrar neste conteúdo

Receita de Risoto Básica

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média picada
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 xícara (chá) de vinho branco (200 ml)
1,5 litro de caldo de frango ou de legumes
½ xícaras (chá) de queijo parmesão ralado (60 gramas)
sal a gosto

Modo de preparo:
Primeiramente, em uma panela ou frigideira de fundo largo e bordas altas, aqueça metade da manteiga e, ainda com a chama alta, refogue a cebola até ficar transparente.

Logo em seguida, junte o arroz e refogue-o por mais 2 minutos. Acrescente o vinho branco e deixe reduzir à metade em fogo alto.

Junte o caldo de frango, aos poucos, adicionando mais à medida que o líquido for secando.

preparo do risotto

Então, mexa constantemente para que o risoto fique bem cremoso.

Por fim, apague o fogo, junte as 2 colheres (sopa) restantes de manteiga e o queijo ralado.

Receita de Risoto Básica

Essa é a Receita de Risoto Básica, se quiser você pode adicionar bacon e e terá um risotto de bacon.

receita risoto facil

História do Risoto

Risoto nasceu na região da Lombardia, no norte da Itália, no século XI. Foi originado a partir do uso do pequeno grão de arroz, característico do risoto. A propósito, risoto significa “pequeno arroz” ou “arrozinho”.

Historiadores da gastronomia alertam que a receita mais famosa do risoto surgiu cinco séculos depois, em Milão, por conta de um descuido no uso de açafrão no arroz.

No Brasil, o risoto chegou por volta do século XIX com a imigração de italianos. E podemos bater no peito que somos responsáveis por diversas variações das receitas de risoto.

Lembra que citamos há pouco sobre o grão característico do risoto? É o arroz arbóreo. Ele é diferente do arroz branco comum, tanto no formato quanto no cozimento e na apuração de ingredientes.

Se você nunca fez Receita de Risoto Básica, segue uma boa notícia: a base é muito simples e versátil. Ela é composta por vinho, caldo de legumes, manteiga e queijo parmesão. A partir dela, você pode variar nas composições e acompanhamentos.

risoto simples

Curtiu? Então, arregace as mangas e comece já a seguir a nossa Receita de Risoto Básica. Você não irá se arrepender!

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.