Receita de Quindim 5/5 (2)

O Quindim é uma suculenta sobremesa tradicional do Brasil de origem portuguesa composta por gema de ovo, açúcar e coco. Pode ser servida como lanche para crianças e adultos, em festas, buffets e também ser uma excelente oportunidade de negócio.

O que é Quindim?

O Quindim é uma sobremesa cozida, de origem portuguesa, preparada principalmente com açúcar, gema de ovo e coco.

Devido a grande quantidade de gemas usadas, o quindim é de cor amarelo ouro brilhante. É normalmente cozido em copos ou forminhas individuais ou em uma fôrma larga indicada para isso.

receita quindim

Acontece também que o quindim é apresentado na forma de um anel grande. Desse jeito, a guloseima é mais conhecida como quindão, mas pode ser também quindim que é fatiado para degustação. O Quindão é às vezes coberto com frutas frescas.

Como fazer Quindim?

Para preparar o quindim, você precisa de uma quantia generosa de gema de ovo e também de coco. Outros ingredientes, como leite, leite de coco, água, baunilha e até mesmo uma pitada de queijo parmesão, às vezes podem ser incorporados.

Receita de docinho de Quindim

quindin de festa

Receita para 20 unidades
Ingredientes:
8 gemas (peneiradas)
120 gramas de açúcar refinado
30 gramas de manteiga derretida
140 gramas de leite de coco
70 gramas de coco ralado (fresco ou seco)

Para o fundo das forminhas:
25 gramas de manteiga
80 gramas de açúcar refinado

Modo de Preparo:
1ª Etapa: Coloque o coco ralado em uma tigela e polvilhe com o leite de coco. Misture bem e deixe descansar por 5 minutos.
2ª Etapa: Depois, despeje em um liquidificador a mistura do coco ralado, o açúcar, a manteiga e a gema de ovo. Bata tudo por 2 minutos.
3ª Etapa: Pré-aqueça o forno a 175˚C.
4ª Etapa: Cubra o fundo das forminhas e todas as bordas com manteiga e açúcar, colocando um pouco mais no fundo para criar um efeito de espelho.
5 ª Etapa: Despeje a mistura preparada nos moldes e deixe descansar por 10 minutos em temperatura ambiente antes de cozinhar em banho-maria, o tempo médio pode variar de 30 a 50 minutos.
6ª Etapa: Deixe esfriar antes de desmoldar.

Receita de Quindim de Liquidificador

receita de quindim

Ingredientes:
1 vidro de leite de coco (200 ml)
6 gemas peneiradas
3 claras
1 e ½ xícara (chá) de açúcar (300 g)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal (15 g)
½ xícara (chá) de coco ralado (50 g)

Modo de Preparo:
Bata bem os ingredientes no liquidificador até formar um creme.
Despeje em fôrma de cone central (22 cm de diâmetro) untada com manteiga e polvilhada com açúcar e cubra com papel-alumínio.
Leve ao forno médio preaquecido (180 °C), em banho-maria (use água quente), por 40 minutos.
Retire o papel e asse por mais uns 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e leve para gelar por umas 2 horas antes de desenformar.

Receita de Quindim vapt vupt

quindin vapt vupt

Ingredientes:
2 vidros de leite de coco
3 xícaras de açúcar
120 gramas de margarina derretida
100 gramas de coco ralado
16 gemas peneiradas

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes num recipiente mexendo com uma colher de pau. Em seguida, unte as fôrmas próprias para quindim (são encontradas em lojas de artigos domésticos) com manteiga e açúcar deixando um pouco do açúcar no fundo. Despeje a mistura nas forminhas e leve para assar em forno a 200 ºC por mais ou menos 15 minutos. Quando estiver bem mais moreninho, retire. Espere esfriar, desenforme os quindins e guarde-os na geladeira.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *