Receita de Pão de Mel – Simples e Prática

Advertisement

Muito popular no Brasil, embora de origem europeia, o pão de mel é um bolo macio e suculento feito com cacau, mel e especiarias (cravo, canela, noz-moscada e, por vezes, gengibre), coberto por uma camada irresistível chocolate, e geralmente recheado com doce de leite cremoso.

receita de pao de mel

Dizem que a ideia de banhar o pão de mel com chocolate remonta ao tempo em que o cacau foi levado da América Central para a Europa. Os confeiteiros descobriram que, ao cobrir o petisco com uma camada de chocolate derretido, a massa mantinha a umidade e o sabor por mais tempo.

Ao longo dos anos, a receita evoluiu para assumir todos os tipos de preparações e sabores. Não é incomum encontrar pão de mel decorados e com variadas camadas, ideais para festas e ocasiões especiais. Dicas para fazer um pão de mel perfeito.

receita pao de mel

De onde vem o pão de mel?

As primeiras menções de pão de mel datam do século XVII, embora a preparação fosse muito anterior. Os chineses no século 10 inventaram o pão de mel que eles chamavam de mi-rei.

Trezentos anos depois, o doce se espalhou para o Ocidente indo para os turcos e árabes no Oriente Médio, onde os europeus foram atrás da Terra Santa. Com o passar do tempo, temperos foram adicionados – canela, cravo, anis, gengibre e ou noz-moscada.

Dizem que Catarina de Medici incluiu certos tipos de veneno na preparação do pão de mel para se livrar de seus inimigos, embora talvez essa anedota tente explicar por que a corte sofria de cólicas quando a guloseima era servida para todo mundo.

pao de mel

Receita de pão de mel

Para vender ou apenas para se deliciar você pode fazer a receita de pão de mel recheado que em qualquer das situações o resultado é muito agradável.

Ingredientes para o pão de mel

  • 140 gramas de leite
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 3 cravos
  • 1/8 colher de chá de noz-moscada em pó
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • 120 gramas de mel
  • 2 ovos
  • 40 gramas de açúcar mascavo
  • 75 gramas de azeite extra virgem
  • 33 gramas de cacau em pó puro
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de sopa de pó de fermento químico
  • Uma pitada de sal
  • 225 gramas de farinha
  • 200 gramas de chocolate amargo para sobremesas derretido
  • Doce de leite para rechear

Modo de preparo

1. Aquecer em um panela o leite com canela, cravo, a noz-moscada, a baunilha e o mel. Deixe ferver por 20 minutos.
2. Depois desse tempo, bata levemente os ovos com o açúcar mascavo. Adicionamos o azeite e misture. Em seguida, a mistura do leite e mexa bem.
3. Junte o cacau, o bicarbonato, o sal, o fermento e a farinha. Encha um saco com essa preparação e feche muito bem e deixe na geladeira por uma hora, no mínimo.
4. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
5. Com a ajuda de uma colher, preencha a fôrma (previamente untados com azeite) com a mistura. Asse por 18 minutos a 180ºC e até parecer com um bolo.

pao de mel assado
6. Deixe esfriar completamente, em seguida, corte ao meio com uma faca. Recheie com doce de leite e os cobrem com chocolate derretido. Deixe a cobertura endurecer completamente antes de servir.

Como fazer o pão de mel?

O pão de mel é principalmente um bolo de mel com cobertura de chocolate. Há muitas receitas, das quais se pode experimentar, mas há uma que com certeza é a que mais tradicional e a que se faz com mais frequência.
É uma receita simples, mas o resultado do produto tem um sabor ótimo. O pão de mel que é comercializado no Brasil, industrializado, não tem recheio e é o tradicional.

pao de mel recheio

Muitos, no entanto, amam doce de leite, brigadeiro, e outros doces, então adicionam no recheio dessa sobremesa.
O pão de mel recheado que mais gostoso é feito com doce de leite. A fina camada de cobertura é de 70% de chocolate, o que dá a doçura a guloseima.
Leva ingredientes como açúcar, bicarbonato de sódio cacau, canela, ovo, farinha de trigo, leite, fermento e mel.

Data de validade

A data de validade do pão de mel é de aproximadamente 15 dias, porque o bicarbonato faz com que o produto dure mais tempo. Contudo, o melhor é consumir o mais rápido possível, enquanto estiver macio.
Ganhe dinheiro vendendo pão de mel da sua casa

Por quanto vender?

Além de ser um doce delicioso o pão de mel para muitos é uma forma de obter renda extra e até de emprego através da venda. Caso você queira tentar essa forma de comércio pode começar com menos de R$ 100,00 reais e ter uma média de R$ 150,00 de ganho, por exemplo, mas isso varia com o desempenho de cada um.

Inicialmente, seus vizinhos podem acabar sendo seus melhores compradores; pode se fazer uma variedade de pães de mel e sair ofertando Você pode até mesmo vender em atacado e na escola do seu filho, mas antes deve seguir alguns passos básicos.

 

Advertisement

Você também pode gostar!

Uma resposta para “Receita de Pão de Mel – Simples e Prática”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *