Pão de mel – Receita e Dicas 5/5 (1)

Sabor marcante de mel e especiarias, doce de leite cremoso e uma cobertura crocante de chocolate. Com uma camada mais gostosa do que a outra, é impossível não amar o pão de mel. Esse docinho tão querido pelos brasileiros é sempre um sucesso de vendas, por isso, muitas confeiteiras amadoras complementam sua renda fazendo e vendendo pães de mel.

Pão de Mel

Onde surgiu o pão de mel?

Sabe-se que o doce foi criado na Europa, mas existem duas histórias sobre sua origem. Uma delas conta que o pão de mel foi inventado na Rússia e era feito com farinha, suco de frutas e, claro, o mel, que era seu principal ingrediente. Ao longo do tempo foram adicionadas as especiarias e, à medida que a receita passava de geração para geração, era alterada de alguma forma. Até o formato variava – em alguns lugares do país, o pão de mel tinha formato de animais, em outros, sua forma era de anjo. Ele também era utilizado para enfeitar as árvores de natal e  uma opção para presentear noivos ou para dar a pessoas doentes, como uma forma de desejar a cura.

A outra versão da história diz que o doce apareceu quando os europeus experimentaram cobrir com chocolate derretido o pão feito com especiarias e descobriram que essa deliciosa “casquinha” mantinha a umidade e o sabor do pão.

Tipos de pão de mel

Seja qual for a sua origem, o pão de mel ganhou novas versões em todo o mundo e é um dos doces mais consumidos no Brasil. Ele fica melhor ainda quando é recheado com o delicioso doce de leite produzido em nosso país, não acha?

Existem até versões gourmet, feitas com doce de leite premium, mel silvestre e os melhores chocolates. Também é possível encontrar o pão de mel tipo alemão, que mais parece um biscoito por causa de sua textura mais firme. Com a moda dos bolos no pote, o pão de mel também passou a ser servido nesse recipiente, com camadas alternadas de bolo e doce de leite e cobertura de chocolate.

paodemeldoceleite

Receita de pão de mel

Se você ainda não sabe como preparar o pão de mel perfeito, vai aprender hoje. Vamos à receita!

Ingredientes da Massa:
490 gramas de açúcar mascavo
400 ml de água
05 ovos (separados clara e gema)
700 gramas de farinha de trigo
05 gramas de cravo em pó
05 gramas de canela em pó
25 gramas de chocolate em pó (32 ou 50)
20 gramas de bicarbonato de sódio
10 gramas de fermento em pó
250 ml de leite
300 ml de mel

Ingredientes da Calda:
200 ml de água
10 gramas de acúcar mascavo
03 pedaços de canela em pau
10 grãos de cravo da índia

Ingredientes para o Recheio:
doce de leite pastoso

Ingredientes para a Cobertura:
1.5 kg de chocolate ao leite ou hidrogenado ao leite
1 kg de chocolate 1/2 amargo

Modo de fazer o Pão de Mel:

comofazerpaodemel

Faça uma calda com as 490 gramas do açúcar mascavo e os 400 ml de água. Leve em fogo baixo até dissolver completamente (cerca de 15 minutos). Passe para uma vasilha grande e deixe esfriar.
Bata as claras em neve e reserve.
Quando a calda estiver fria, peneire a farinha de trigo, a canela em pó, o cravo em pó e o chocolate, misture bem com a ajuda de um batedor (fuê). Na sequência adicione o bicarbonato dissolvido no leite e o fermento em pó peneirado. Acrescente as gemas uma a uma e depois aos poucos adicione as claras reservadas e o mel.
Despeje em uma forma grande e alta (30×40) untada com manteiga e chocolate em pó ou forrada com papel manteiga. Leve para assar em forno pré-aquecido 180º por aproximadamente 40/50 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar. Corte o bolo em círculos ou quadrados. Corte os pedaços ao meio para rechear com doce de leite.
Derreta os chocolates e misture bem. Banhe um a um. Depois de banhados, leve à geladeira para terminar de secar.

Pão de mel Embalados

Dicas:

Você pode substituir o recheio por um brigadeiro de nozes, coco ou o que desejar. Se preferir, a cobertura pode ser de chocolate branco, mas o sabor fica mais doce.

Para vender, embale em saquinhos próprios para doces e amarre com um laço de fita ou utilize um adesivo personalizado com sua marca e contato para vedar.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Uma resposta para “Pão de mel – Receita e Dicas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *