Receita de Hossomaki

Advertisement

Gosta de comida japonesa? Então chegou no lugar certo, você vai aprender como fazer a melhor Receita de Hossomaki, igual servida nos mais renomados restaurantes japoneses.

receita Hossomaki

O Hossomaki trata de uma categoria de enrolado de sushi ou uramaki. Hosoi em japonês significa fino, sendo por isso que Hossomaki pode ser traduzido como enrolado fino, aprenda agora como fazer duas deliciosas Receita de Hossomaki, uma simples com pepino e outra deliciosa com salmão, confira:

Receita de Hossomaki Simples

Ingredientes:
80 gramas de Arroz
1/2 unidade de Pepino
1/2 folha de Nori (alga marinha)
Wassab (opcional)

Modo de preparo:
Em uma folha de alga, espalhe o arroz com as pontas dos dedos, deixando uma borda sem arroz.

Passe um pouco de wassabi (opcional), segure a esteira com as pontas dos dedos polegares na parte de baixo, enrole e dê uma leve pressionada, dando forma ao sushi, que pode receber vários formatos depois de pronto.

Coloque a ponta de sua faca em um pote de água.

Corte primeiramente ao meio e em seguida, em quatro unidades, depois em oito unidades de
sushi.

No total, são feitas oito unidades de Hossomaki.

Hossomaki

Receita de Hossomaki de Salmão

Ingredientes:
2 1/2 xícaras de arroz para sushi
300 gramas de salmão para sushi
4 folhas de nori
molho de soja para servir
Opcional: pepino ou cenoura
wasabi para servir

Modo de preparo:

Primeiramente, prepare o arroz de sushi e deixe esfriar até a temperatura ambiente, então cubra com uma toalha úmida – enquanto prepara recheios de salmão para Hossomaki.

arroz sushi

Logo em seguida, tempere o salmão com sal.

Então, coloque uma folha de bambu para baixo e coloque um pedaço de papel manteiga por cima. Coloque a folha de nori em cima do pergaminho, com o lado brilhante voltado para baixo.

Com as costas de uma colher, espalhe aprox. 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de arroz de sushi na folha de nori, deixando cerca de um centímetro de cima vazio. O arroz deve ficar bem achatado.

Logo em seguida, coloque o salmão no meio da folha de nori. Não exagere no recheio ou ele vai acabar saltando pelas pontas se estiver muito cheio. Adicione o abacate e quaisquer outras opções de recheio que desejar (pepino fatiado ou cenoura).

sushi salmao

Usando as duas mãos, pegue as bordas da folha de nori mais próximas de você e dobre os ingredientes do recheio; colocando a folha de nori em volta dos ingredientes. Pegue a folha de bambu e dobre-a também (mas não dobre totalmente).

Enquanto pressiona firmemente o rolo de sushi, puxe a folha de bambu para longe do corpo e role o sushi.

Em seguida, pare e envolva o rolo com as mãos, pressionando firmemente para criar um rolo sólido.

Afaste-se novamente do corpo com a folha de bambu, pare novamente e pressione para baixo. Continue fazendo isso até obter um rolo de sushi totalmente formado.

sushi cortado

Por fim, usando uma faca bem afiada, corte o Hossomaki de Salmão  em pedaços de 2,5 cm de espessura.

Do que é feito?

O Hossomaki que é uma das categorias do sushi possui apenas um ingrediente além do arroz e da nori, que é a alga que o enrola, sendo os mais populares: atum, pepino, entre outros.

Hossomaki simples

Qual a diferença de Hossomaki para sushi?

O Hossomaki difere do sushi, pois sua composição é típica e tradicional do sushi, com um recheio envolto por uma camada de arroz, que, por sua vez, é envolvida por folha de nori. E os rolos são ligeiramente mais finos do que os rolos das demais variedades de sushi, entre os principais tipos de estão o shakemaki, kappamaki e o tekkamaki.

Como surgiu?

O Hossomaki surgiu no Japão, em meados do século XIV. Os japoneses passam a consumir não apenas o peixe como também o arroz, antes de sua fermentação.

Surge deste modo o namanarizushi que se originou dos diversos tipos de sushi que são conhecidos hoje em dia.

Como você viu é o arroz e o recheio envoltos em alga marinha.

Conforme o recheio utilizado, ele recebe nomes distintos, como: chama-se tekkamaki quando feito com atum, kappamaki quando feito com pepino e shakemaki quando feito com salmão.

Como você viu é uma categoria de enrolado de sushi, pois, em japonês, “Hosoi” significa fino, e é por isso que “Hossomaki” pode ser traduzido como enrolado fino. Alguns tipos de Hossomaki, como: shakemaki, kappamaki e tekkamaki, variam de acordo com o recheio utilizado.

Agora não tem mais desculpa, faça essa Receita de Hossomaki na sua casa.

Advertisement

Deixe seu comentário