A receita de hoje é um clássico da culinária mineira, você vai aprender como fazer a famosa Receita de Canjiquinha com costelinha. Uma comida típica super saborosa que serve bem em várias ocasiões, seja no almoço ou jantar. É um prato bastante reconfortante e nutritivo, bastante apreciado principalmente em dias mais frios.
A canjiquinha, também conhecida é por quirera de milho, então é uma iguaria mineira que constitui-se de milho triturado grosseiramente até esfarelar-se (a ponto de não passar por uma peneira) sendo cozido com carne suína e outros temperos caseiros. Aqui vamos te ensinar a receita clássica de canjiquinha com costelinha. Confira:
Aprenda uma deliciosa receita de canjiquinha com costelinha, bem fácil de fazer.
Receita de Canjiquinha Mineira com Costelinha
Ingredientes:
2 xícaras de canjiquinha amarela de milho
8 xícaras de água
½ kilo de costelinha de porco fresca
Colorau (1 colher de sopa)
½ xícara (chá) de óleo
Tempero a gosto (alho, cebola ou cheiro verde)
Opcional: Bacon ou linguiça calabresa frita
Modo de preparo:
Primeiramente, Em uma panela vamos colocar a costelinha com tempero de sua preferência (alho, sal…) E cobrir com água e levar na pressão por 20 minutos.
Então, em outra panela vamos colocar um fio de óleo e o colorau, coloque também a canjiquinha já lavada, misture bem.
Depois cubra com água, a quantidade de água é 6 vezes a quantidade de canjiquinha.
Logo depois, coloque o tempero de sua preferência na canjiquinha, não coloque ainda o sal, pois a costelinha terá tempero.
Por fim, quando a costelinha estiver cozida, tire ela da panela e jogue em outra com o óleo para que ela frite, o sabor será ótimo.
Coloque então a costelinha junto com a canjiquinha e prove para ver se o sal está suficiente e corrigir se necessário com o mesmo tempero mineiro.
Coloquei pimenta em molho para deixar a Canjiquinha com costelinha levemente picante , mas é opcional. Se quiser fazer outro clássico mineiro, aqui temos a receita de tutu de feijão mineiro, super delicioso.
Esse prato é aquele sabor de conforto que trás várias memórias afetivas pricipalmente para os mineiros, tenho certeza que ao provar essa iguaria você vai sentir um pouco desse conforto e sabor de um prato tipicamente mineiro.
Uma boa combinação para esse prato é a couve, então caso queira um bom acompanhamento já refogue uma couve.