Pão multigrãos – Receita rápida e simples

Advertisement

A cada dia as pessoas estão buscando uma vida mais saudável e um dos pontos dessa virada de chave é a alimentação. O pão multigrãos veio como aliado nessa busca.

Hoje vamos te ensinar um pão ótimo para essa fase, portanto, você pode tanto fazer em casa como até fazer para vender, é um pão que além de delicioso é super saudável.

Pão multigrãos

Receita de Pão multigrãos

Ingredientes:
75 gramas de sementes de girassol
425 ml de leitelho (aprenda aqui como fazer)
2 e ½ colher ( chá ) de fermento biológico seco
45 gramas de flocos de aveia
45 gramas de farelo de trigo
75 gramas de fubá, mais um pouco para polvilhar
45 gramas de açúcar mascavo
1 colher ( sopa ) de sal
250 gramas de farinha de trigo integral
250 gramas de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
Manteiga sem sal para untar
1 clara batida para pincelar

Modo de preparo:
Primeiramente, para fazer o pão multigrãos, vamos pre-aquecer o forno 180°C. Espalhe as sementes em uma assadeira e toste as no forno. Deixe esfriar e pique grosseiramente.

Em seguida, esquente o leitelho em uma panela e reserve. Dissolva o fermento em 4 colheres ( sopa ) de água morna e deixe descansar por 2 minutos. Mexa um pouco e deixe descansar por 2-3 minutos.

Logo depois, Coloque as sementes de girassol, os flocos de aveia, o farelo de trigo, o fubá, o açúcar mascavo e o sal em uma tigela. Despeje o fermento dissolvido e leitelho e mexa bem. Acrescente a farinha integral e metade da outra farinha e misture bem.

Aos poucos, adicione a farinha restante, até que a massa desgrude das laterais. Sove-a em superfície enfarinhada por 8-10 minutos até ficar uniforme e elástica. Faça uma bola.

Coloque a massa em uma tigela grande untada com manteiga. Gire-a para que toda a superfície fique levemente amanteigada. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 1h30-2h, até dobrar de tamanho.

Finalizando o pão:

Por fim, Polvilhe o fubá nas assadeiras. Coloque a massa em uma superfície levemente enfarinhada e pressione-a com a mão fechada. Cubra e deixe descansar por 5 minutos. Corte-a ao meio. Modele as duas partes em uma forma oval estreita.

Logo, cubra com um pano seco e deixe descansar por 1 hora ou até que dobrem de tamanho novamente.

Preaqueça o forno a 190°C. Pincele os pães com a clara e asse-os por 40-45 minutos, até que a base deles soe oca ao ser batida. Passa os pães para uma grade para esfriar.

Pão multigrãos

Guarde: É melhor consumir o pão multigrãos no mesmo dia, mas o pão pode ser armazenado por até 2-3 dias, embrulhado no papel.

Pão multigrãos

Dicas para um pão melhor.

O leitelho é importante para que faz pão. Experimente usá-lo em qualquer receita que leve apenas leite. Ele proporciona um sabor sutil e deixa a textura do pão mais leve e suave.

pao de graos

Esse pão multigrãos tem a validade de 4 semanas e o melhor, logo depois, se quiser pode congelar ele. Você pode tanto congelar o pão, quanto congelar as fatias de pão.

pao fermentacao natural graos

Pão Multigrãos De fermentação Natural

Ingredientes:
400 gramas farinha de trigo
280 ml de água gelada
1/2 xícara (100 gramas) levain
8 g sal
1 colher (sopa) (9 gramas) de semente de linhaça dourada
1 colher (sopa) (9 gramas) de semente de linhaça marrom
8 gramas de gergelim preto
1 colher (sopa) (8 gramas ) de gergelim branco
20 gramas de semente de chia
1 colher (sopa) (10 gramas ) de quinua branca
1 colher (sopa) (15 ml) de óleo de canola, para untar
68 gramas de farinha de arroz, para polvilhar

Modo de preparo:
Numa tigela, junte a farinha e a água, misture até incorporar tudo, cubra com filme plástico ou com tampa própria e deixe descansar na geladeira por 2 horas.

Transfira a mistura para a tigela da batedeira ou para a cuba da panificadora, adicione o levain e sove por 5 minutos. Então, acrescente o sal e sove até que a massa se desgrude da tigela último, junte os grãos e bata até misturar.

Transfira a massa para um recipiente untado com óleo, cubra novamente e deixe descansar, à temperatura ambiente por 30 minutos.

Após esse tempo, puxe as extremidades da massa e dobre-as sobre o centro, depois vire a massa no recipiente, deixando as emendas viradas para baixo, tampe novamente e deixe descansar por mais 30 minutos.

Logo em seguida, repita esse processo de dobras e descanso mais 3 vezes, sendo que, após a última dobra, a massa deve descansar por 1 a 2 horas à temperatura ambiente.

Nesse intervalo, ela deve crescer de 30% a 50%, a depender da temperatura ambiente.

Preparo do pão:

Passado o último descanso, coloque a massa numa bancada ligeiramente polvilhada com farinha e faça uma pré-modelagem: abra a massa, puxe as extremidades para o centro, formando uma bola, e, então, vire-a e movimente a arrastando em círculos sobre a bancada, de maneira que o atrito sele as emendas.

Cubra a massa com um pano de prato e deixe-a descansar ali por mais 30 minutos.

Passado esse tempo, modele novamente a massa, tensionando-a o máximo possível, e coloque-a, com as emendas voltadas para cima, dentro do cesto de fermentação polvilhado com farinha de arroz.

Se estiver utilizando outro tipo de cesto, talvez seja necessário forrar com um pano ou com uma touca plástica descartável e polvilhar com farinha para que a massa não grude.

Coloque o cesto dentro de um saco plástico grande, para que a massa não absorva umidade da geladeira, feche-o deixando espaço para a massa crescer e leve à geladeira por 12 horas.

Então, de não for possível colocar a massa na gaveta de verduras, que é a área menos fria da geladeira, então, embrulhe o cesto numa toalha de mesa para que a baixa temperatura não interfira na fermentação.

É esperado que nesse tempo a massa cresça entre 2/3 e 3/4 de seu volume inicial, ela não deve dobrar de volume.

Se a massa dobrar de volume ainda nessa fase, não haverá crescimento no forno e os cortes ficarão indefinidos.

Na hora de assar o pão, coloque a panela com a tampa dentro do forno e o aqueça a 250°C por 30 minutos.

Enquanto isso, leve o cesto com a massa ao freezer para firmar um pouco e facilitar a feitura dos cortes. Isso ajuda bastante quando se está trabalhando com massas muito hidratadas.

Finalização:

Quando o forno tiver atingido a temperatura desejada, retire a panela e coloque-a sobre uma grade.

Também retire o cesto do freezer e vire a massa sobre uma folha de papel antiaderente ou um tapete de silicone. Com uma lâmina bem afiada, faça os cortes como desejar.

Destampe a panela e, segurando pelas bordas do papel, transfira o pão para dentro da panela, tampe e leve-a imediatamente ao forno.

Por fim, deixe o pão assar a 250°C por 30 minutos. Então, retire a tampa, reduza a temperatura para 230°C e asse por mais 35 minutos.

Retire a panela do forno, remova o pão da panela e deixe-o esfriar completamente sobre uma grade antes de cortá-lo.

Lembre-se de que o pão continua cozinhando enquanto esfria.

pao multigraos

Caso você não esteja de dieta e queira fazer outras receitas de pão, aqui no site temos várias receitas, basta clicar aqui e ter todas as receitas de pão.

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.