Pão multigrãos – Receita rápida e simples

Advertisement

A cada dia as pessoas estão buscando uma vida mais saudável e um dos pontos dessa virada de chave é a alimentação.

Hoje vamos te ensinar um pão ótimo para essa fase, você pode tanto fazer em casa como até fazer para vender, é um pão que além de delicioso é super saudavel.

Pão multigrãos

Receita de Pão multigrãos

Ingredientes:
75 gramas de sementes de girassol
425 ml de leitelho (aprenda aqui como fazer)
2 e ½ colher ( chá ) de fermento biológico seco
45 gramas de flocos de aveia
45 gramas de farelo de trigo
75 gramas de fubá, mais um pouco para polvilhar
45 gramas de açúcar mascavo
1 colher ( sopa ) de sal
250 gramas de farinha de trigo integral
250 gramas de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
Manteiga sem sal para untar
1 clara batida para pincelar

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180°C. Espalhe as sementes em uma assadeira e toste as no forno. Deixe esfriar e pique grosseiramente.

Esquente o leitelho em uma panela e reserve. Dissolva o fermento em 4 colheres ( sopa ) de água morna e deixe descansar por 2 minutos. Mexa um pouco e deixe descansar por 2-3 minutos.

Coloque as sementes de girassol, os flocos de aveia, o farelo de trigo, o fubá, o açúcar mascavo e o sal em uma tigela. Despeje o fermento dissolvido e leitelho e mexa bem. Acrescente a farinha integral e metade da outra farinha e misture bem.

Aos poucos, adicione a farinha restante, até que a massa desgrude das laterais. Sove-a em superfície enfarinhada por 8-10 minutos até ficar uniforme e elástica. Faça uma bola.

Coloque a massa em uma tigela grande untada com manteiga. Gire-a para que toda a superfície fique levemente amanteigada. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 1h30-2h, até dobrar de tamanho.

Polvilhe o fubá nas assadeiras. Coloque a massa em uma superfície levemente enfarinhada e pressione-a com a mão fechada. Cubra e deixe descansar por 5 minutos. Corte-a ao meio. Modele as duas partes em uma forma oval estreita.

Cubra com um pano seco e deixe descansar por 1 hora ou até que dobrem de tamanho novamente.

Preaqueça o forno a 190°C. Pincele os pães com a clara e asse-os por 40-45 minutos, até que a base deles soe oca ao ser batida. Passa os pães para uma grade para esfriar.

Pão multigrãos

Guarde: É melhor consumir no mesmo dia, mas o pão pode ser armazenado por até 2-3 dias, embrulhado no papel.

Pão multigrãos

O leitelho é importante para que faz pão. Experimente usá-lo em qualquer receita que leve apenas leite. Ele proporciona um sabor sutil e deixa a textura do pão mais leve e suave.

Esse pão tem a validade de 4 semanas e o melhor, se quiser pode congelar ele. Você pode tanto congelar o pão, quanto congelar as fatias de pão.

Caso você não esteja de dieta e queira fazer outras receitas de pão, aqui no site temos várias receitas, basta clicar aqui e ter todas as receitas de pão.

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *