Receitas de palha italiana – fáceis e práticas!

Advertisement

A palha italiana é um doce feito com brigadeiro, juntamente com biscoito triturado. Assim como brigadeiro, tem origem brasileira e é muito simples de fazer.

Basicamente, ela é feita com leite condensado, manteiga e chocolate, mas  acabou sofrendo influência da culinária de Portugal e da Itália onde foi adicionado o biscoito. E então surgiu a famosa palha italiana.

Se você ainda não sabe como fazer esse doce, continue lendo que vamos ensinar a receite mostrar como é muito fácil!

palha italiana receitas completas

Receita tradicional de palha italiana

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 colheres das de sopa de achocolatado em pó
  • 1 pacote de biscoito de maisena
  • açúcar refinado para se confeitar

Modo de preparo

Numa panela, misture o leite condensado, o achocolatado em pó e a manteiga. Depois, leve ao forno baixo e mexa o tempo todo.

Após uns 10 minutos mexendo, toda a massa irá se encorpar, nessa hora começara a se soltar do fundo da panela, como a de brigadeiro. desligue o fogo e reserve.

Pique todos os biscoitos de maisena, se possível use um triturador  para alguns. Mas deixe uma parte com pedaços maiores, assim a sua palha italiana fica mais crocante.

Com o brigadeiro ainda quente, misture os biscoitos picados, mas vá acrescentando aos poucos, assim, é possível misturar bem a massa e os biscoitos. Isso tem bastante influência no resultado final da palha italiana.

Coloque a mistura em uma forma ou numa bancada de mármore. Espere esfriar e corte em quadradinhos do tamanho que você desejar. Passe no açúcar de confeiteiro e então embrulhe em papel alumínio para guardá-las.

torta de palha italianaTorta

Muitas receitas acabam ganhando versões que são adaptadas de outras, e no caso da palha italiana, mesmo sendo uma adaptação do tradicional brigadeiro, ela possui outras versões, como a torta de palha italiana. Confira a receita!

Ingredientes

  • 300 gramas de chocolate meio amargo
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 colher de manteiga
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 pacotes de biscoito maisena

Modo de preparo

Coloque o chocolate meio amargo em uma panela  com leite condensado e manteiga. No fogo baixo vá mexendo até atingir o ponto de desgrudar do fundo da panela. Acrescente o creme de leite e deixe resfriar.

Em uma forma com fundo removível unte com manteiga e depois faça um a camada de brigadeiro. Logo em seguida coloque os biscoitos inteiros e coloque mais brigadeiro por cima. Repita o processo até o topo da forma, finalizando com uma camada de brigadeiro.

Coloque raspas de chocolate para enfeitar e leve para a geladeira por pelo menos 4 horas.

Salame de chocolate

Uma receita que podemos chamar de prima da palha italiana é o salame de chocolate.

palha italiana leite em póPalha italiana de leite ninho

A palha italiana de leite ninho também faz muito sucesso veja como é fácil fazer.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de leite em pó
  • 1 colher de manteiga
  • 2 pacotes de biscoito maisena

Modo de preparo

Coloque o leite condensado e a margarina no fogo baixo. Acrescente o leite em pó e mexa até estar no ponto desgrudando do fundo da panela.

Desligue o fogo e reserve. Triture os biscoitos e coloque na massa branca, misture bem e coloque em uma forma com plástico filme. Leve para gelar por 2 horas e retire da forma com ajuda do plástico filme.

Corte em quadradinhos e passe no leite em pó puro.

Pronto! Sua palha italiana de leite em pó está pronta para ser degustada!

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *