Muffins – Receita de Muffins 4/5 (10)

Segundo o livro The Professional Pastry Chef de Bo Friberg, muffins (derivado da palavra alemã muffe, que significa um tipo de bolo) são bolinhos assados em fôrmas específicas (com ou sem forminhas de papel) cuja massa sempre contém a adição de uma fruta, oleaginosa, sementes, etc. Não são utilizados nenhum tipo de cobertura ou recheio e muito menos decorações.

Muffin e cupcake são a mesma coisa?

Muito confundidos com os famosos cupcakes, os muffins se diferenciam nos ingredientes, preparo, sabor e textura. Ambos são bolinhos individuais deliciosos e de nome estrangeiro, mas, enquanto o cupcake surgiu nos Estados Unidos, o muffin foi criado na Inglaterra. Outra diferença é que o muffin não leva cobertura nem recheio.

muffin e cupcake

Muita gente se engana ao achar que muffins e cupcakes são a mesma coisa. O primeiro tem origem na Grã-Bretanha, o segundo, nos Estados Unidos. Outra diferença é que os muffins têm sabor mais suave e geralmente são feitos com frutas vermelhas ou castanhas incorporadas na massa.

A textura e o modo de preparo também são bem diferentes. Enquanto no cupcake há separação entre massa e recheio, que é adicionado depois do bolo já estar cozido, no muffin não existe essa separação. O que acontece é que uma parte da massa fica mais amolecida, diferente da “casquinha”.Outra diferença é que, além de ser mais úmida, a massa do cupcake é mais leve e fofa, já que recebe mais fermento. Já a massa do muffin até pode ser feita com massa de bolo, desde que leve menos açúcar.

No que se refere à cobertura, enquanto o cupcake pode levar buttercream, pasta americana, ganache, brigadeiro e o que mais você preferir, a cobertura do muffin é o crumble, mistura que cria uma crosta crocante e deliciosa.

Como é feito o muffin

O bolinho inglês é bem amanteigado e também pode ser feito com ingredientes salgados para acompanhar carnes e saladas. Ele tem aparência caseira e a crosta no topo é crocante, chamada de crumble. Por ser consumido principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde, muitas vezes contém ingredientes saudáveis como frutas, castanhas, grãos e sementes. Mas também fazem muito sucesso quando levam gostas de chocolate ou confeitos festivos. As possibilidades são infinitas!

muffins

Dicas de preparo do Muffin

O muffin é um bolinho denso que não costuma esfarelar, resultado alcançado graças à técnica de preparo utilizada. Funciona assim: os ingredientes secos são misturados em uma tigela e os líquidos em outra. Depois, todos eles são colocados juntos, mas a massa não deve ser batida – o ideal é misturar com um garfo ou com uma espátula. A gordura utilizada na massa é sempre líquida, como óleo vegetal ou manteiga derretida.

Agora é sua vez de aprender a fazer um delicioso muffin de fruta. Vamos à receita:

Receita de Muffin de Mirtilo

muffin de mirtilo

Ingredientes:
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de óleo
1/2 xícara de leite
1 ovo
Raspas de 1 limão
Pitada de sal
2 colheres de chá de fermento
1 xícara de blueberries ou outra fruta
1 colher de sopa de extrato de baunilha

Crumble (crosta crocante)

1/3 de xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga gelada
1 colher de sopa de canela em pó

Modo de fazer:
Em uma tigela, misture o óleo, ovo e leite. Em outra, farinha de trigo, fermento, raspas de limão, açúcar, sal. Junte o líquido à mistura seca e acrescente os blueberries. Misture e coloque em forminhas de cupcake. Para o crumble, misture a manteiga, farinha, açúcar e canela até virar uma farofa. Coloque por cima dos bolinhos antes de assar. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 20-25 minutos ou até fazer o teste do palito e eles saírem limpos.

Receita de muffin de blueberry

muffin blueberry

Ingredientes:
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de óleo
1/2 xícara de leite
1 ovo
Raspas de 1 limão
Pitada de sal
2 colheres de chá de fermento
1 xícara de blueberries ou outra fruta
1 colher de sopa de extrato de baunilha

Ingredientes do crumble (a cobertura crocante)

1/3 de xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga gelada
1 colher de sopa de canela em pó

Modo de fazer:
Misture em uma tigela o óleo, o ovo, a farinha de trigo, o fermento, as raspas de limão, o açúcar, o sal e o leite. Adicione os blueberries e misture. Despeje a massa em forminhas para muffin ou cupcake. Para o crumble, é só misturar a manteiga gelada com a farinha, o açúcar e a canela, até que vire uma farofa. Coloque essa mistura por cima dos bolinhos. Leve para o forno preaquecido a 180 graus por 20 a 25 minutos ou até fazer o clássico teste do palito – se furar o bolinho com um palito e ele sair limpo, está pronto.

Dica: se você não ocupar todos os espaços da forma de cupcake, preencha esses espaços vazios com água antes de levar ao forno.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

2 respostas para “Muffins – Receita de Muffins”

  1. Tudo excelente maravilhoso PERFEITO amei. Mas NA receita do creme de confeiteiro nos ingredientes falta os ovos a quantidade de ovos QUE vai na receita. Parabéns AMEI e vou estar sempre aqui DEUS ABENÇOE ÀS SUAS MÃOS. BJOOO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *