Massa tradicional para brioche: Receita fácil!

Advertisement

A massa tradicional para brioche é marcada pela sua maciez e por ser um pãozinho bem fofinho. Existem diversas receitas para esse pão, com recheio, sem recheio, com especiarias na massa, entre outros.

Ainda assim, mesmo com todas as variações desse pão, a massa tradicional para brioche ainda é uma das mais procuradas, já que aprendendo como fazer ela é possível ir variando na hora de fazer brioche em casa.

Abaixo ensinamos o passo a passo para fazer o brioche tradicional em casa.

Receita simples

Ingredientes

  • 1 xícara de leite
  •  15 gramas de fermento biológico fresco
  • 60 gramas de farinha de trigo para pão
  • 3 Ovos
  • 240 gramas de farinha de trigo para pão
  • 15 gramas de açúcar
  • 6 gramas de sal
  • 210 gramas de manteiga

Modo de preparo

  1. Ferva o leite e espere amornar. Dissolva o fermento nele. Acrescente a farinha e misture para fazer o pré-fermento. Deixe crescer até dobrar de volume.
  2. Aos poucos, adicione os ovos e, em seguida, os ingredientes secos (usando o batedor de raquete), até obter uma massa macia.
  3. Adicione a manteiga aos poucos até que tenha sido totalmente absorvida e a massa esteja lisa. A massa ficará muito macia e pegajosa.
  4.  Preaqueça o forno  e leve para assar no forno a 200°C para pãezinhos; 190°C para pães maiores, por 1 hora.

Dicas para massa tradicional de brioche

Se a massa for destinada à produção de pãezinhos pequenos, que requerem maior manipulação, o melhor é mantê-la sob refrigeração de um dia para o outro. A massa gelada fica menos pegajosa durante a modelagem.

Se a massa for simplesmente colocada nas formas, a maciez e a viscosidade não serão um problema, portanto não será necessário refrigerá-la. Deixe fermentar por 20 minutos.

Seguindo essas dicas é possível ter um brioche perfeito. E essa pãozinho combina tanto com geleia, manteiga, ou até mesmo para fazer hambúrguer caseiro. Ou seja, uma receita curinga de verdade!

 

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *