Massa para Calzone Receita Completa

Advertisement

Fui em uma famoso restaurante italiano e experimentei um delicioso Calzone, fiquei apaixonada pelo sabor. Ele é como se fosse uma pizza recheada é uma receita de origem italiana. Fui logo atrás da receita da massa de calzone, foi até que após muito insistir consegui a receita com o chef do restaurante.

Massa para Calzone Receita Completa

O calzone é um prato tipicamente italiano e se parece muito com a pizza, sendo feitos do mesmo tipo de massa. À primeira vista pode ser confundido com uma empanada, por exemplo. Ele se assemelha ao que pode ser chamado de pizza recheada, onde a massa é dobrada ao meio no momento de ir ao forno para assar.

A massa de calzone é uma massa bem parecida com a massa de pizza, normalmente é vendido em formato de pastel, como se fosse um grande pastel recheado. Normalmente a pizzaria faz o calzone com sobras da massa de pizza

.

calzone

Receita de Massa para Calzone

Ingredientes:
175 gramas de farinha de trigo
200 gramas de farinha de trigo especial (com mais glúten)
1 colher de chá de açúcar granulado
2 colheres de chá de fermento biológico instantâneo
1 colher de chá de sal
1 e 1/2 de colher de sopa de azeite extravirgem
225 ml de água morna

Modo de preparo:
Antes de tudo, para fazer a massa de calzone, vamos misturar os dois tipos de farinha e reserve. Junte então o açúcar, o fermento o sal, e as 225 gramas da mistura de farinha em uma tigela.

Em outro recipiente, misture o azeite com a água morna e despeje aos poucos na tigela com farinha, amassando até ficar uniforme.

Logo em seguida, adicione o restante da farinha.

Amasse a até formar uma massa lisa e elástica. Se tiver uma batedeira profissional, instale a pá em gancho e bata na velocidade baixa por 4 5 minutos.

Sove a massa por uns 10 minutos em uma superfície lisa e enfarinhada. Coloque a massa em uma tigela e cubra com plástico filme e reserve por 10 minutos.

Sove novamente a massa depois do descanso. Divida a massa em 4 partes e
modele em bolas. Polvilhe um pouco de farinha sobre cada bola.

Por fim, abra os discos em uma superfície levemente enfarinhada, até ficarem com 15cm de diâmetro e cerca de 3 mm de espessura. É importante que a massa fique bem fechada e sem nenhum furo, porque assim ela vai manter o vapor ali dentro e vai inflar e cozinhar melhor.

Montagem com recheio de calzone

Abra a massa bem fina até obter um disco de 28 a 30 cm (sem bordas).

recheio calabresa

Disponha o recheio na parte inferior do disco sem tocar nas bordas e depois feche pressionando as bordas para selar bem e não deixar o vapor escapar.

massa

Cubra com um pouco de molho de tomate e um fio de azeite.

Por fim, leve para assar por 10 a 12 minutos no forno preaquecido á 250 graus.

Assado

Como rechear o Calzone?

Você pode rechear com o recheio de sua preferência, tomate, presunto, queijo, molho de tomate, cebola caramelizada, pode usar a sua criatividade na hora de rechear.

Onde surgiu?

O tradicional calzone tem sua origem na imigração italiana, difundida de forma mais expressiva no sul do continente americano. Nasceu originalmente na região italiana de Salento, das cozinhas mais pobres da região que utilizavam as sobras da massa de pão que formavam uma meia-lua, daí este aspecto que o calzone possui de um pastel recheado.

Qual a diferença de pizza para calzone?

A diferença determinante entre eles é que o recheio do calzone não é cozido no forno juntamente com a massa, como ocorre com a pizza. O recheio do calzone é frito, prezando-se sempre pelo fechamento correto da massa no momento da fritura, por conta do dobro de recheio posto que precisa ser sustentado pela estrutura da massa dobrada.

O que vem no calzone?

Os ingredientes usados para rechear o calzone podem variar, sendo os mais comuns os queijos, desde o mussarela até a ricota, ainda o presunto, carne picada, tomate, o bom e eficaz orégano e verduras. A intenção é criar uma fusão de texturas e sabores para deixar água na boca a cada mordida.

Média de preço

Podendo apresentar valores variados, o preço do calzone costuma oscilar entre R$40 e R$55, sendo preciso avaliar qual o tamanho dele, se pequeno ou grande, e a quantidade a ser adquirida, havendo a possibilidade de boas promoções para se levar mais de um. Então, nota-se que o preço se equipara muito com o de uma pizza.

Advertisement

Deixe seu comentário