Macarons – Faça e Venda

Advertisement

Uma preciosidade de sabor delicado e formato único. Esse é o macaron (a pronúncia correta é “macarrôm”), um doce típico da confeitaria francesa mas que surgiu na Itália. O nome Macarons deriva da palavra italiana maccherone, que quer dizer massa fina. Mas por que esse o macaron é relacionado à França? É que no século XVI, ele foi levado da Itália para lá pela corte da rainha Catarina di Médici, que gostava tanto do doce, que ordenava a seus chefs confeiteiros que mantivessem a receita em segredo. é por isso que o macaron também é chamado de “Doce da Rainha”.

Macarons

Onde surgiu o macaron

O segredo foi revelado ao mundo e apresentado em várias versões, como um pequeno biscoito fino. A versão que conhecemos hoje foi criada no início do século XX, quando o chef patisseur Pierre Desfontaines uniu os dois pequenos discos com um creme especial. Pierre era chef em uma das mais famosas confeitarias do mundo, a Ladurée, que fica em Paris. A confeitaria francesa, que atualmente tem lojas em diversos países, inclusive no Brasil, serve bolos e doces finos, mas o carro chefe da marca continua sendo o macaron recheado e de dois andares.

macarrons

Além de ser delicioso, o macaron é desses doces que a gente come primeiro com os olhos. O visual é encantador, sempre colorido, e o formato é tão delicado que mais parece um enfeite do que um doce. Por isso ele é um ótimo presente, e tem roubado o lugar de bem-casados em festas de casamento requintadas. Ele também substitui os doces na mesa do bolo, porque deixa tudo mais bonito com seu efeito visual.

Macarons coloridos

Quanto custa um macaron?

O docinho tão elegante custa, em média, de R$3,50 a R$5,00. Os ingredientes justificam esse valor – a base do preparo do macaron é a farinha de amêndoas. A variedade de sabores também influencia no preço, já que os docinhos podem ser de pistache, chocolate trufado, limão siciliano, morango, damasco, nozes e por aí vai.

Como fazer um Macarons

Mas você pode fazer o seu macaron em casa! Prepará-lo exige muita atenção, especialmente para definir o ponto da massa e o tempo que ela vai ficar no forno. Também é preciso mexer delicadamente, acertar a temperatura do forno e até ficar atenta ao clima. Isso porque dias úmidos podem atrapalhar a receita, especialmente de principiantes.

macarons

Macaron: Receita Massa base

Ingredientes:
300 gramas de açúcar refinado
60 gramas de água filtrada
110 gramas de claras em neve
300 gramas de farinha de amêndoas
300 gramas de açúcar de confeiteiro
110 gramas de claras

Modo de preparo:
O primeiro passo é preparar um suspiro italiano:
• Em uma panela, coloque o açúcar e a água, aquecendo até que alcance 115°C. Neste ponto, bata as 110 gramas de claras em uma batedeira até obter uma espuma. Quando a calda de açúcar atingir 118°C, despeje a calda na clara espumada e volte a bater até que fique uma clara em neve e a temperatura chegue em 50°C. O suspiro está pronto, reserve-o.
• Misture, em um bowl, a outra parte das claras (110 gramas), o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas.
• Adicione o suspiro na mistura acima em três etapas, utilizando uma espátula.
• Coloque a massa em um saco de confeiteiro com bico perlê grande e faça as bolinhas em sua assadeira – forrada com papel manteiga ou em seu tapete de silicone.
• Deixe a massa descansar na assadeira por 30 minutos, até que se forme uma película e a massa não grude nos dedos ao tocar.
• Pré-aqueça a o forno (para a receita, a temperatura do forno é variável).
• Asse até que, no toque, eles não mexam mais do tapete.
• Após assar, deixe esfriar em temperatura ambiente..

macarons

Para fazer o recheio
Em banho-maria, misture o chocolate meio amargo picado e o creme de leite, até que o chocolate esteja totalmente derretido, e a consistência da mistura esteja líquida. Deixe esfriar por 10 minutos. Coloque a mistura em um recipiente fechado com tampa e leve-o à geladeira. Deixe refrigerar por 24 horas.
Dica: Nunca recheie os macarons quentes.

Montagem dos Macarons 
Coloque o ganache de chocolate em um saco de confeitar grande e distribua-o em 50 metades. “O recheio deve ter o tamanho de uma uva itália”, observa Gisele. Depois, é só cobrir com a outra metade de macarons, pressionando levemente para que o ganache se espalhe uniformemente.

caixa macaron

Dica:
Guarde os macarons em um recipiente fechado e leve à geladeira por duas horas. Isso ajuda o recheio aderir à massa.

Sempre use corantes hidrossolúveis (solúveis em àgua).
– A massa pode ser colorida em vários momentos: calda, clara, suspiro
ou depois de pronta.
– A massa pode ser dividida e colorida em várias cores.
– Importante: não trabalhe demais a massa quando colocar o corante

Advertisement

Você também pode gostar!

9 respostas para “Macarons – Faça e Venda”

      1. Oi, Ester!
        Se ainda der tempo, creio que valha a informação.
        Somente os “biscoitinhos” sem recheio dá pra congelar. depois de rechear é que surge esse problema da durabilidade.
        Se for fazer para o seu casamento, de repente, vale a pena fazê-los com antecedência, congelar, e deixar pra rechear na semana do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *