Macarons – Faça e Venda 5/5 (2)

Uma preciosidade de sabor delicado e formato único. Esse é o macaron (a pronúncia correta é “macarrôm”), um doce típico da confeitaria francesa mas que surgiu na Itália. O nome deriva da palavra italiana maccherone, que quer dizer massa fina. Mas por que esse o macaron é relacionado à França? É que no século XVI, ele foi levado da Itália para lá pela corte da rainha Catarina di Médici, que gostava tanto do doce, que ordenava a seus chefs confeiteiros que mantivessem a receita em segredo. é por isso que o macaron também é chamado de “Doce da Rainha”.

Macarons

Onde surgiu o macaron

O segredo foi revelado ao mundo e apresentado em várias versões, como um pequeno biscoito fino. A versão que conhecemos hoje foi criada no início do século XX, quando o chef patisseur Pierre Desfontaines uniu os dois pequenos discos com um creme especial. Pierre era chef em uma das mais famosas confeitarias do mundo, a Ladurée, que fica em Paris. A confeitaria francesa, que atualmente tem lojas em diversos países, inclusive no Brasil, serve bolos e doces finos, mas o carro chefe da marca continua sendo o macaron recheado e de dois andares.

macarrons

Além de ser delicioso, o macaron é desses doces que a gente come primeiro com os olhos. O visual é encantador, sempre colorido, e o formato é tão delicado que mais parece um enfeite do que um doce. Por isso ele é um ótimo presente, e tem roubado o lugar de bem-casados em festas de casamento requintadas. Ele também substitui os doces na mesa do bolo, porque deixa tudo mais bonito com seu efeito visual.

Macarons

Quanto custa um macaron?

O docinho tão elegante custa, em média, de R$3,50 a R$5,00. Os ingredientes justificam esse valor – a base do preparo do macaron é a farinha de amêndoas. A variedade de sabores também influencia no preço, já que os docinhos podem ser de pistache, chocolate trufado, limão siciliano, morango, damasco, nozes e por aí vai.

Como fazer um macaron

Mas você pode fazer o seu macaron em casa! Prepará-lo exige muita atenção, especialmente para definir o ponto da massa e o tempo que ela vai ficar no forno. Também é preciso mexer delicadamente, acertar a temperatura do forno e até ficar atenta ao clima. Isso porque dias úmidos podem atrapalhar a receita, especialmente de principiantes.

macarons

Você vai precisar de:

Ingredientes para a massa de macaron:
200 gramas de farinha de amêndoa
200 gramas de açúcar de confeiteiro
4 claras de ovos tamanho grande
50 gramas de açúcar granulado
1 colher de café de corante alimentício
4 folhas de papel-manteiga
2 sacos de confeitar tamanho grande
4 assadeiras de 30 x 45cm
Espátula
Para o recheio de ganache de chocolate
200 gramas de chocolate meio amargo picado
200 gramas de creme de leite

Modo de preparo
Peneire toda a farinha de amêndoas em um recipiente, e depois faça o mesmo com o açúcar de confeiteiro. Misture os dois ingredientes. Reserve.
Na batedeira, em velocidade média, bata as 4 claras por 2 minutos, até que ela fique com uma consistência espumosa. Com a batedeira funcionando, adicione 1 colher de sopa de açúcar granulado e bata por 30 segundos. Repita o processo até terminar o açúcar.
Adicione as claras batidas com o açúcar granulado à mistura de farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro. Junte 1 colher de café de corante alimentício (se quiser dar mais cor, use colher de sobremesa). Faça movimentos circulares com a espátula, mexendo delicadamente até a massa ficar uniforme. Não mexa demais! Se a massa ficar líquida, é sinal que passou do ponto.
Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 180 °C. Coloque uma folha de papel-manteiga em cada assadeira. Despeje a massa no saco de confeitar e faça 100 círculos de massa do tamanho de uma tampinha de garrafa pet – deixe uma distância de um dedo entre eles. Leve a massa ao forno por 12 minutos. Espere esfriar por 10 minutos, antes de montar os macarons e de acrescentar o recheio.

macarons

Para fazer o recheio
Em banho-maria, misture o chocolate meio amargo picado e o creme de leite, até que o chocolate esteja totalmente derretido, e a consistência da mistura esteja líquida. Deixe esfriar por 10 minutos. Coloque a mistura em um recipiente fechado com tampa e leve-o à geladeira. Deixe refrigerar por 24 horas.

Montagem
Coloque o ganache de chocolate em um saco de confeitar grande e distribua-o em 50 metades. “O recheio deve ter o tamanho de uma uva itália”, observa Gisele. Depois, é só cobrir com a outra metade de macarons, pressionando levemente para que o ganache se espalhe uniformemente.

Dica:
Guarde os macarons em um recipiente fechado e leve à geladeira por duas horas. Isso ajuda o recheio aderir à massa.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

6 respostas para “Macarons – Faça e Venda”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *