Iogurte Natural – aprenda como fazer!

Advertisement

O iogurte natural o que é? Sabia que se trata de um alimento que é muito versátil? Com apenas 2 ingredientes você consegue fazer essa receita, confira:

receita iogurte natural

Receita de Iogurte Natural

Ingredientes:
1 litro (4 e 1/4 xícaras de chá) de leite
120 gramas (1/2 xícara de chá)
de iogurte natural sem açúcar.

Modo de preparo:
Primeiramente, aqueça um litro de leite (em fogo alto) até que atinja a 85°C e mexa sem parar. Quando chegar nessa temperatura, abaixe o fogo e mexa devagar de 15 a 30 minutos, sem parar.

massa fermentando

Entã o, quanto mais tempo mexer, mais o leite evapora, emulsiona e mais grosso vai fica o iogurte.

Logo em seguida, desligue o fogo e deixe o leite amornar para 43°C. Mexa de vez em quando para não formar a nata por cima.

Quando o leite chegar na temperatura, misture uma concha dele com o iogurte, depois volte essa mistura para a panela e mexa bem.

Coloque a mistura em potes vedados ou em uma tigela grande, melhor ainda se for uma panela de cerâmica (a mesma em que foi feito o iogurte). porque ela mantém o calor por mais tempo, e é o que o iogurte precisa para ficar quentinho.

iogurte natural caseiro

Depois de pronto o iogurte pode ficar com um soro por cima, você pode jogar esse soro fora ou misturar ao iogurte para deixá-lo mais cremoso.

grego simples

Por fim, coloque na geladeira e consuma gelado.

Como é feito o iogurte natural?

O iogurte natural é produzido a partir da ação de uma cultura mista dos microorganismos que são: os lactobacillus bulgaricus e também do streptococcus thermophilus. Tais bactérias se mantêm em crescimento associado ou culturas que são separadas que são inoculadas no leite em proporções definidas.

Quanto tempo dura? Com o que pode comer?

Quando armazenado em potes com tampa, ele dura até uma semana na geladeira. Pois, o iogurte natural trata-se de um produto lácteo, que é feito a partir da interação do leite com bactérias que fermentam a lactose que é o açúcar do leite. Sendo a partir dessa interação que surge o ácido lático, que dar a textura e o sabor do iogurte que você conhece.

pote iogurte

Os iogurtes que são industrializados, no geral contém açúcar, corantes e também outros ingredientes que não fazem muito bem a saúde, sendo por isso que é importante ter atenção a embalagem ou então preparar o seu próprio iogurte natural.

Pronto! Agora não tem mais desculpa para não ter Iogurte Natural em casa. Faça e aproveite e faça também nosso bolo de iogurte, fica perfeito.

Advertisement

Deixe seu comentário