Croissant – Receita Completa 5/5 (1)

Croissant 

Que a culinária francesa é sucesso a gente já sabe. Um dos alimentos mais famosos dessa cultura é o pãozinho amanteigado em forma de rolinho: o croissant.

A receita que vamos ensinar é super gostosa e  se você tem vontade de comer essa delícia, mas não tem tempo livre para  gastar várias horas na cozinha, continua lendo! Porém já vamos avisando, tem que ter paciência! A receita é prática, mas as etapas exigem paciência,ok?

Receita de Croissant

Rendimento: 12 unidades
Tempo: 1 hora
Tempo de forno: 18-20 minutos
Validade: 4 semanas sem assar
Tempo de refrigeração: 5 horas,
Tempo de crescimento: 45 min

Utensílios:
Assadeiras grandes
1 pincel

croissant receita

Ingredientes pra fazer o croissant:
360 gramas de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
15 gramas de sal
75 gramas de açúcar
15 gramas de fermento biológico
360 gramas de manteiga sem sal gelada
1 ovo batido
240 ml de leite frio
Manteiga ou geleia para servir ( opcional )

Modo de preparo:
Adicione leite na mistura de farinha, sal, fermento e açúcar. Mexa para ficar uma massa homogênea. Ela fica bem molinha.

Numa superfície enfarinhada sove a massa até que ela fique menos pegajosa. Depois de sovar por 5 minutos adicione os quadradinhos de manteiga gelada.  Sove por mais 15 minutos. A massa fica um pouquinho pegajosa mesmo depois de sovada.  Forme um quadrado e leve para a geladeira por 1 hora. massa CROISSANTS

Em uma superfície enfarinhada, coloque o quadrado de massa e faça um X superficial com uma faca.  Abra as quatro pontas formando uma flor. Abra sua manteiga gelada formando um quadrado de 1 cm de espessura. Coloque a manteiga no meio da massa, e embrulhe com todas as quatro pontas. Utilize o rolo para abrir esse embrulho de massa e manteiga, até que fique com aproximadamente 30×30 cm. Dobre como uma carta, e leve para gelar por 2 horas. Repita o processo de abrir 30x 30 cm e gele por mais 2 horas.

Sim, tem que ter paciência!


Com a massa ainda gelada, abra-a em um quadrado de 60 x60cm, tem que ficar bem fininha! Divida em dois retângulos. Corte em triângulos transversais e enrole da ponta mais fina para a ponta mais grossa. Deixe descansar em coberto e em temperatura ambiente por 45 minutos.


Pincele um ovo batido e leve para assar a 200ºC de 18 a 25 minutos.

Pronto! Leva tempo mas garantimos, vale a pena! Conta para gente como foi fazer esse clássico francês!

croissant

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *