Creme de confeiteiro – Crème Patissière 3.4/5 (5)

25O Crème Patissière é mais conhecido no Brasil como Creme de Confeiteiro, ele faz um sucesso nos doces franceses. Já deve ter visto que praticamente em todo programa de confeitaria ele é usado.

creme confeiteiro

Receita de Creme de Confeiteiro – Crème Patissière

Ingredientes
25 g de amido de milho (2 colheres das de sopa)
25 g de farinha de trigo (2 colheres das de sopa)
125 g de açúcar refinado (3/4 das de xícara)
500 ml de leite (1/2 l)

Modo de Preparo: Misture a farinha com o amido e parte do açúcar refinado. Junte parte do leite e misture. Reserve. Em outra tigela, misture o restante do açúcar com as gemas. Reserve. Na panela, coloque o restante do leite e leve ao fogo, até levantar fervura. Se desejar, aromatize o leite com a fava de baunilha ou o aroma. Misture as gemas com a farinha e amido diluídos. Reserve. Misture um pouco do leite fervente à mistura de gemas e mexa continuamente, com o auxílio do fuê. Volte o leite ao fogo e despeje essa mistura à panela, mexendo continuamente, até engrossar. Retire, coloque em um recipiente e cubra com plástico filme. Antes de utilizar, bata o creme na batedeira.

creme confeiteiro creme patissiere

Dicas para fazer um Creme de Confeiteiro perfeito

Nunca espere ao misturar ovos com açúcar, o açúcar tem uma tendência a “queimar” as gemas, por isso assim que juntar os dois já fique mexendo. Não misture demais a farinha.

Faça um crème pâtissière extraordinário usando baunilha, você pode usar extrato ou essência de baunilha caso não tenha a fava. Neste caso, adicione apenas no fim do preparo, depois que o creme já estiver engrossado. O alcóol do extrato e da essência evaporam se cozinharem por muito tempo e daí o creme não fica com gosto de baunilha.

Se o seu creme ficou muito líquido, é porque não cozinhou o suficiente. Coloque de volta na panela em fogo baixo até engrossar.
Se o creme é muito grosso ou se há algumas pelotas não entre em pânico! Basta passar o creme ou peneira no final da cozedura.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *