Coxinha com Massa de Batata

Advertisement

A coxinha é uma paixão nacional, esse salgado você encontra em todas as festas seja de criança ou adultos, e ainda encontra facilmente em qualquer lanchonete. Porém a versão de hoje é de uma Coxinha com Massa de Batata, isso mesmo é usado batatas na massa, o sabor é delicioso.

coxinha massa batata

Para essa receita, a base será batatas, então você vai precisar de batatas, temperos e farinha de trigo para dar o ponto. Apesar de ser uma massa de batata para coxinha, pode ser usada em outros salgados fritos, como enroladinho de presunto e queijo, fica ótima.

coxinha batata frita

Além da massa vamos te ensinar o método perfeito para empanar a Coxinha com Massa de Batata, além de uma receita de recheio de frango perfeito. Confira só:

Receita de Coxinha com Massa de Batata

Ingredientes:
2 batatas cozidas (300 gramas)
1/2 cebola (aproximadamente 100 gramas)
1 litro de água
10 gramas de colorau
15 gramas de tempero
5 gramas de sal
2 colheres de sopa de margarina (100 gramas)
3 cubos de caldo de galinha (Knorr ou o de sua preferência)
600 gramas de farinha de trigo

Modo de preparo:
Primeiramente, comece cozinhando as batatas caso elas ainda não estejam cozidas, então cozinhe e descasque as batatas.

Logo em seguida, leve as batatas cozidas juntamente com a cebola ao triturador, triture bem e reserve.

Em uma panela adicione a água, o colorau, o tempero completo, o sal, a margarina, o caldo de galinha e a mistura da batata com a cebola que você triturou, ligue o fogo e deixe ferver (aproximadamente 15 minutos).

massa coxinha batata receita

Então, vá adicionando o trigo aos poucos e sempre mexendo a massa até que se misture por completo e comece a se soltar do fundo da panela.

massa coxinha batata

Por fim, despeje a massa em um local e com ela ainda morna (não espere esfriar totalmente) vá amassando bem até ficar bem lisinha e pronta para modelar suas coxinhas.

Essa receita de massa de batata para coxinha rende 1,800 kg de massa.

Recheio de frango para coxinha

Ingredientes:
500 gramas de frango desfiado
40 gramas de margarina
2 dentes de alho picados ou triturados
5 gramas colorau
1 cubo de caldo de galinha
2 pitadas de sal
150 ml de água
200 gramas de creme de leite
5 gramas de tempero completo (sabor ami)
Cebolinha a gosto

Modo de preparo:
Primeiramente, em uma panela adicione a margarina, o alho e o colorau, frite o alho na margarina, adicione o cubo de caldo de galinha, o tempero completo e o sal.

Logo em seguida, adicione o frango desfiado e misture muito bem, adicione a água e o creme de leite e misture, adicione a cebolinha a gosto e misture.

Por fim, espere esfriar e já pode usar na coxinha.

Montagem da coxinha com massa de batata

Porcione bolinhas de 90 gramas ou do tamanho que você deseja, com o dedo polegar faça um furo no meio e vá abrindo um buraco, adicione 20 gramas de catupiry e 30 gramas de recheio.

montagem salgado

Então, com uma mão vá ajeitando seu recheio dentro da coxinha e com a outra mão  vá juntando a massa e fechando.

coxinha festa

Empanamento

Agora que já aprendeu como fazer a Coxinha com Massa de Batata e o recheio, chegou a hora de aprender o método para empanar coxinhas, esse método é usado por grandes salgadeiros.

Primeiramente, em um recipiente adicione 1 litro de água e 200 gramas de farinha de trigo.

Então, dissolva a farinha de trigo na água, passe o salgado e passe na farinha de rosca coxinha com farinha panko.

Logo e seguida, adicione 1 litro de água e 200 gramas de farinha de trigo, passe o salgado e passe na farinha de rosca, passe novamente na água com trigo e passe na farinha panko.

Então, coloque as coxinhas em um tabuleiro para congelar, de preferência não colocar uma por cima da outra, pra não amassar.

coxinha empanada

Após serem congeladas você pode passá-las para sacos plásticos, assim ocupando menos espaço elas podem ser congeladas por até 3 meses.

Para fritar o seu salgado o óleo não pode estar frio de forma alguma, para verificar se o óleo está na temperatura correta você pode usar um termômetro culinário, ao chegar a 180 graus, está em uma boa temperatura para fritar.

coxinha frita

Caso você não tenha um termômetro culinário você pode jogar no óleo um pequeno pedacinho do empanamento do salgado e verificar se ele vai subir, se ele somente afundar e não subir o seu óleo ainda está muito frio.

Agora não tem mais desculpas para não fazer Coxinha com Massa de Batata. Tenho certeza que todos vão adorar essa receita. Faça na sua casa e conte nos comentários o que achou.

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.