Corante para chocolate – Saiba tudo sobre eles 4.5/5 (2)

Quando vamos a confeitarias ou até mesmo em festas os doces e suas várias cores chamam atenção. E na maioria das vezes isso acontece graças ao uso de corante para chocolate, que não afetam o sabor, mas ajudam a deixar as decorações mais bonitas e atraentes aos olhos, já que na confeitaria, além do sabor, também é levado em consideração a beleza dos doces e sobremesas.
Existem diversos tipos de corante para chocolate e nesse artigo vamos contar tudo sobre eles para que você conheça mais sobre o assunto e escolha qual deseja utilizar.

chocolate colorido bombom

Tipos de corante

Existem dois tipos principais de corante, o hidrossolúvel e o lipossolúvel, um é melhor dissolvido em alimentos a base de água, enquanto o outro em alimentos com mais gordura. É importante saber que existem essas diferenças para que você saiba comprar o corante para chocolate certo, já que isso tem influência no resultado final da sua produção.

O corante que é hidrossolúvel é mais utilizado em chantilly, cremes, merengue, pasta americana, gelatinas, geleias, etc.
Já para quem quer trabalhar com o chocolate, o melhor tipo de corante é o lipossolúvel que vai proporcionar uma textura mais aveludado no seu chocolate.

Corante próprio para chocolate

É preciso deixar claro que só existe um tipo de corante para chocolate, ele pode ser encontrado em forma líquida, em pó ou em gel, assim como os outros corantes alimentícios. Porém, ele vem bem especificado em sua embalagem que é para chocolate.

corante para chocolate
Você precisa de saber disso para comprar o corante certo, já que não são todos os corantes que funcionam em chocolate, e até mesmo os que são específicos são difíceis de serem preparados e demoram mais para pegar a cor no chocolate.

corante para chocolate

Por isso, na hora que você for comprar esse produto, certifique-se, que independente da forma dele, você precisa de comprar aqueles que são especificados como para chocolate.

Como usar o corante para chocolate

Como falamos os corantes próprios para chocolate podem ser encontrados em várias formas e isso não é apenas para a preferência do confeiteiro não. Eles têm funções de uso diferentes e funcionam melhor quando usados da maneira correta.

Veja as vantagens de cada um e como você deve usá-los:
Corante em pó: Esse é o tipo mais usado, já que ele altera a cor do chocolate, mas sem alterar o sabor e muito menos a textura da mistura. ]
Corante a base de óleo: O óleo se incorpora ao chocolate e promove uma massa mais cremosa, eles são ótimos para os doces.
Corante a base de água: Não são indicados pois endurecem o chocolate e prejudicam na hora de trabalhar em cima dele.

chocolate cocolorido corante

Dicas para usar esse tipo de corante

Fazer um doce ou sobremesa com chocolate e colorir ele com corante não é apenas misturar os dois e pronto. Para que um corante para chocolate seja realmente bom ele precisa colorir a mistura de chocolate, sem alterar as suas propriedades, como sabor, aroma e textura. Por isso, você também precisa de trabalhar com esse produtos da maneira certa para que isso aconteça. Já falamos aqui no blog sobre chocolate belga, puro e chocolate fracionado.

como colorir chocolate

A temperatura deve ser entre 18ºC a 20ºC ambiente, lugares mais quentes podem deixar o chocolate muito derretido e atrapalhar a estabilização.
O corante a base de óleo é uma boa pedida, mas não use muito, pois ele pode deixar o chocolate amargo e atrapalhar no sabor final da sua sobremesa.
Em caso do chocolate ficar duro durante o preparo, um pouco de óleo vegetal pode te ajudar a trabalhar melhor.

Outros tipos de corantes

Além dos corantes para chocolate existem diversos outros tipos e que são usados de todas as maneiras, sempre para dar uma nova cor a mistura, mas sem alterar sabor. Os corantes também não podem ter substâncias tóxicas, por isso, ao comprar você precisa ter certeza de que comprou um corante próprio para se usar em alimentos. Muitas vezes embalagens podem ser parecidas e causar dúvidas.

Hoje em dia existem muito tipos de corantes e a escolha de cada um deles é pessoal e em relação a sua praticidade e do que você precisa. Por exemplo, já existem corantes em Spray que são ótimos para usar em acabamentos de doces e até de salgados, mas para colorir toda a mistura não é a melhor escolha.

Gostou de saber mais sobre o corante para chocolate? Aproveite agora para comprar o certo e fazer suas receitas

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *