Como fazer Nata Caseira?

Advertisement

Como fazer nata caseira? A nata que é a gordura do leite, um tipo de laticínio que é bastante utilizado em receitas. Aprenda agora duas formas de fazer nata, uma usando leite e outra usando creme de leite.

nata caseira

Como fazer nata caseira com leite

Ingredientes:
1 litro de leite

Modo de preparo:
Primeiramente, em uma panela grande coloque o leite e leve ao fogo médio.

Então, espere o leite ferver e, nesse momento, desligue o fogo.

como fazer nata em casa

Deixe o leite esfriar na geladeira por 2 horas.

Então, na parte de cima do leite se formará uma camada, a nata.

receita de nata caseira

Por fim, retire com a ajuda de uma colher e coloque em uma vasilha na geladeira.

O rendimento dessa receita é pequeno, então vá fervendo o leite e guardando a nata, que logo terá uma grande quantidade de Nata.

leite vaca

Aproveite e use essa nata para fazer uma deliciosa receita de bolacha de nata.

Receita de Nata com creme de Leite

Ingredientes:
200ml de creme de leite
duas colheres de sopa de suco de limão

Modo de preparo:
Primeiramente, em uma vasilha coloque o creme de leite.

Então, coloque as duas colheres de limão e misture bem.

Deixe na geladeira por 30 minutos e já pode usar.

creme de leite

Como essa receita não contém conservantes, você deve usá-la imediatamente. Não tem ideia do que fazer com essa nata? Faça nossa receita de biscoito de nata

.

O que é nata?

Como fazer nata caseira?

Como você está podendo conferir, o creme de leite é a gordura do leite, um tipo de laticínio amplamente utilizado em receitas, confeitaria e como ingrediente principal da manteiga. No leite fresco em repouso, a porção gorda, menos densa que a água, forma uma camada de nata na superfície que você pode remover para usar posteriormente.

nata

Esta nata possui apenas 30% da gordura do leite, nos países industrializados, no entanto, a nata é extraída do leite por centrifugação e depois tratada termicamente para se conservar mais tempo. As formas de tratamento térmico incluem a pasteurização, a esterilização e o UHT.

Como fazer nata caseira?

O leite quando fica em repouso, uma camada de gordura é formada na superfície do recipiente e isso nada mais é do que a nata que são os glóbulos de gordura. E por isso, há uma forma que não é muito prática de preparar em casa apenas com o leite integral fervido. Pois, quando o leite é levado ao fogo médio, a camada de nata irá se formar em cima e você poderá retirar. Porém, como é muito pouco, o processo deverá ser repetido várias vezes e com isso levará muito tempo. Veja como fazer nata caseira:

O tempo é de aproximadamente 30 minutos, rendendo 500 g, você precisará para fazer a sua nata caseira 500 gramas de creme de leite fresco; 1/3 de água para completar a panela que você usar. Então coloque o creme de leite e a água na panela, misture até tudo ficar homogêneo, mexa em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos até o creme de leite reduzir, você saberá que está pronto quando o creme de leite ficar ainda mais cremoso e denso também, sem água.

Como tirar a nata do leite?

Para tirar a nata do leite é preciso deixa-lo em repouso, de um dia para o outro ou 12 horas, em média, isso para que os glóbulos de gordura, que são menos densos, possam subir para superfície desses líquido, ficando separados. E para tirar basta depois, com todo o cuidado, retirar a gordura, com o uso de uma espumadeira.

Agora que já sabe como fazer nata caseira, não tem mais desculpas par ficar sem nata.

Advertisement

Deixe seu comentário