Como fazer Maionese Caseira – 10 Sabores 5/5 (1)

Cansou das maioneses vendidas no mercado? Hoje vamos te dar algumas opções de Maionese caseira.

Algumas maioneses compradas prontas são boas, mas nada se compara a uma versão caseira. Demora alguns minutos para fazer, mas o esforço vale a pena.

receita maionese caseira

Receita de Maionese Caseira Básica

Ingredientes:
3 gemas
1 colher ( chá ) de mostarda de Dijon
1 colher ( chá ) de vinagre de vinho branco
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
250ml de óleo vegetal ( não aromatizado )
2 colheres ( chá ) de suco de limão-siciliano

Modo de preparo:
Numa tigela, coloque as gemas, a mostarda e o vinagre e adicione um pouco de sal e pimenta.
Acomode a tigela sobre um pano molhado numa superfície plana para mantê-la estável enquanto adiciona o óleo.
Aos pouco, acrescente o óleo em fio constante e fino, batendo sempre, até a maionese começar a engrossar. Quando todo o óleo for adicionado à maionese, a textura estará boa.
Acrescente o suco de limão e acerte o tempero a gosto.
A maionese dura 4-5 dias na geladeira em recipiente tampado.

Outras receitas de maionese caseira

Agora que aprendeu a receita básica, você pode fazer algumas variações e ter sabores diferentes de Maionese, Usando 100ml da receita acima você pode fazer as seguintes receitas:

Maionese com Chutney: Adicione 100gramas de chutney de manga picada à receita básica. Harmonize tanto com hambúrgueres de frango ou de peixe como com os de atum ou salmão.

Maionese com Curry: Acrescente 1 colher ( sopa ) de pasta curry à receita básica. Combina com qualquer tipo de hambúrguer, especialmente e frango, porco e cordeiro.

maionnese com curry

Maionese Agridoce: Junte 1 colher ( sopa ) de açúcar mascavo às gemas, à mostarda e ao vinagre. Finalize com 1 colher ( sopa ) de endro picado.

Molho Aioli: Junte 2 dentes grandes de alho amassados à mostarda, às gemas e ao vinagre no início da receita básica.

Aioli de tomate seco: Adicione 10 tomates secos em azeite, escorridos e picados, ao molho aioli. Combina com todos os tipos de hambúrgueres e com legumes.

Maionese com Raiz-forte: Misture 1 colher ( sopa ) de raiz-forte ralada, 1 colher ( chá ) de mostarda Dijon e 2 colheres ( sopa ) de endro picado ou salsa à receita básica.

Maionese Oriental: Acrescente ¼ de colher ( chá ) de pasta wasabi, suco de ½ limão e 1 colher ( sopa ) de molho de soja à receita básica. Finalize com 2 colheres ( sopa ) de coentro fresco picado.

Maionese de Azeitona: Misture 2 colheres ( sopa ) de azeitona preta picada, 1 colher ( chá ) de alcaparra lavada e picada e 1 dente pequeno de alho amassado à receita básica.

Maionese Picante: Adicione 1 colher ( chá ) de pimenta vermelha sem sementes bem picadas à receita básica e mexa bem. Use a pimenta verde em vez de vermelha, se preferir.

maionese picante

Maionese verde: No liquidificador, bata 2 pimentas verdes sem sementes, 1 colher ( chá ) de coentro em grão tostado, 1 dente de alho e 50g de cada um dos ingredientes a seguir: coentro, hortelã e salsa. Adicione 50g de espinafre cozido e bata mais um pouco até obter um purê liso. Junte 1 colher de azeite, se necessário. Transfira para uma tigela, misture a receita básica de maionese e mantenha na geladeira.

maionese verde

Maionese de alcaparra com açafrão: Numa panela pequena, ferva por 1 minutos ¼ de colher ( chá ) de açafrão fresco em 3 colheres ( sopa ) de água fervente. Reserve por 10 minutos; Adicione à receita básica de maionese com 20g de alcaparra lavada e picada.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *