Como fazer Chantilly – RECEITA FÁCIL 5/5 (3)

O chantilly, é muito versátil, ele pode ser usado na produção dos bolos de festa, seja como cobertura ou recheio, e também pode ser usado em diversas receitas do mundo da confeitaria.

Ele surgiu na França, criado por Fritz Carl Vatel. Na região onde ele morava, o leite tinha mais gordura, e por isso apresentava uma condição melhor para se bater, se transformando em uma substância em uma pasta vaporosa e densa, além de adicionar o açúcar, para se ter um sabor mais adocicado.

Anos mais tarde, o marquês Luis de Cussy, descobriu que aquele creme, combinava bastante com morangos, e assim, ficou tradicionalmente conhecida a combinação de chantilly com morango.

Receita de Chantilly Caseiro

receita de chantilly

Ingredientes:
– 250 ml de creme de leite fresco
– 20 Gramas de açúcar.
É fundamental que o creme de leite tenha um teor entre 30% e 40% de gordura pois é isso que ajudará o creme de leite estabilizar e se transformar em chantilly.  Em confeitaria usa-se sempre o “creme de leite fresco” que é a gordura do leite, sem o soro, pasteurizado e com aspecto líquido.

A melhor opção é utilizar o glaçúcar (açúcar de confeiteiro), pois terá uma textura mais lisa ao final

Modo de Preparo:
O primeiro passo será gelar o creme de leite e os utensílios, ou bate-lo sobre um recipiente com gelo é uma excelente dica, e agiliza o processo.
Inicie batendo apenas o creme de leite e assim que começar a ganhar consistência adicione o açúcar aos poucos.
Na medida que for batendo, será possível perceber que o creme ganha consistência.
Você deve ter cuidado com o ponto! Quando estiver bem firme (sem cair do batedor), é hora de parar de bater.
o creme deve ficar firme de modo que que não caia do fuê ou do batedor com facilidade. Cuidado pois essa é a hora de parar de bater, se continuar vai conseguir uma manteiga doce, mas nada de chantilly.
Já explicamos aqui no site como fazer o famoso Chantininho.

Como usar o creme tipo Chantilly pronto

chantilly pronto caixinha

O chantilly pronto, basta você deixar ele na geladeira e depois bater ele na batedeira.  Um dica é que ao invés de você colocar ele na embalagem que vem na geladeira, coloque em uma vasilha maior, assim ele vai resfriar por completo. Pois, quando você colocar ele direto da embalagem no congelador, por ser uma embalagem muito alta, ele pode ficar bem gelado no fundo da embalagem e pouco gelado no topo dela.

No rótulo de cada embalagem vem dizendo o quanto deve deixar na batedeira e o quanto bater. Dificilmente você vai errar o ponto do Chantilly pronto, muitas confeiteiras preferem usar o chantilly pronto.

A marca faz toda a diferença no sabor, consistência, armazenamento (avalie as instruções da embalagem), durabilidade e aparência do produto. Portanto, opte sempre por uma marca de boa qualidade, isso fará toda a diferença no seu trabalho e certamente garantirá muitos outros.

chantilly

Dicas para o Chantilly perfeito:

Quando se encontra o ponto, é recomendável guardar o conteúdo do creme em um recipiente e leva-lo à refrigeração, para que não perca a consistência de chantilly.
O creme de leite, quando vira chantilly, aumenta em até três vezes o seu tamanho, então lembre-se de usar uma tigela grande, principalmente se for bater à mão, para evitar sujeira.
Evite bater muito: O chantilly ficará pronto quando atingir picos, ou seja, quando você levantar o creme com uma espátula ou com o batedor de arame e ele não cair. Se bater mais além desse ponto, corre o risco de seu chantilly virar manteiga.

Como armanezar o Chantilly:

Um bom chantilly bem batido pode facilmente ser armazenado 4 dias na geladeira sem cair.  Cubra bem com um filme plástico.

Diferentes formas de chantilly

Caso você queira experimentar algo diferente, são várias as opções de tipo de chantilly. Adicionam alguns ingredientes no momento em que se bate a receita, como limão, outras frutas ou ainda, algum sabor em especial. O momento ideal para aromatizar o chantilly é quando ele começar a engrossar. Depois, bata normalmente até atingir os picos.

chantilly saborizado

– Chantilly sem lactose
Utiliza-se o creme de leite sem lactose, que por possuir uma quantidade menor de gordura, precisa de pelo menos 12 horas de refrigeração para ser batido e transformado em chantilly. É uma boa opção para intolerantes ou pessoas que estejam em uma dieta com restrição de lactose.
– Chantilly Vegano
Esse chantilly é feito substituindo o creme de leite tradicional por leite de soja, e demanda um pouco mais de trabalho para se chegar a consistência perfeita.
– Chantilly com chocolate meio amargo
Mistura-se no processo, no lugar do açúcar, raspas de chocolate meio amargo, mudança assim seu sabor.

bolo chantilly

Ainda, para o uso culinário com melhor desempenho, pode ser utilizado o chamado chantilly estabilizado, com uma consistência menos volátil, permitindo assim um melhor desempenho para o uso culinário do chantilly, como para se fazer bolos, tortas e enfeitar demais quitutes.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *