Como fazer brigadeiro de panela – Receita completa 5/5 (2)

O brigadeiro é certamente o melhor doce de chocolate brasileiro por excelência. Um aniversário sem brigadeiros? Nunca! É quase um sacrilégio! Mas, claro, ninguém não precisa de nenhuma data especial para saborear, depois de ler este texto, você já pode fazer seu brigadeiro de panela daqui a pouco mesmo.

De onde vem o brigadeiro de panela?

Hoje, o brigadeiro ou negrinho, como também é conhecido no Rio Grande do Sul é composto por leite condensado, chocolate em pó, manteiga e pequenos grânulos de chocolate. No entanto, parece que nem sempre foi essa a composição…

O brigadeiro é uma guloseima que existe no território brasileiro há muito tempo, no entanto, não se sabe exatamente quando surgiu. Há versões de que já existia no século 19 com uma receita um pouco diferente que: incluía ovos.
No período após a Segunda Guerra Mundial, o leite e açúcar foram racionados no Brasil. Para compensar a falta desses dois componentes na receita, alguém teve a ideia de misturar leite concentrado com chocolate e assim teria nascido o brigadeiro.

A história mais conhecida sobre a nomeação, é que o nome do brigadeiro é originário da década de 1940, quando o sedutor brigadeiro Eduardo Gomes concorreu à presidência da República do Brasil.
Para ficar de olho e ajudar a arrecadar dinheiro para a sua campanha, seu fã-clube feminino teria criado esse chocolate em sua homenagem. A única coisa triste foi que ele perdeu a eleição…

A outra versão, menos glamorosa, diz que durante uma revolta, um famoso brigadeiro teria sido ferido na virilha. Então, para tirar sarro dele, teriam dado o nome ao chocolate, porque o brigadeiro é feito sem ovos.
Independente, de como nasceu e o que gerou seu nome, não tem importância quando você experimenta esse doce.

Como preparar o famoso brigadeiro de panela?

Para quem não tem habilidade com as panelas esse doce é uma ótima maneira de começar a treinar. A receita leva cerca de 10 minutos para ficar pronta e com tem poucos ingredientes que são encontrados facilmente em um mercado.

Receita de Brigadeiro de Panela

brigadeiro de panela

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó ou pedaços de chocolate (de preferência, de boa qualidade).
1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo:
Abra a lata de leite condensado e esvazie o conteúdo em uma panela de fundo grosso.
Adicione o chocolate em pó (ou pedaços). Misture bem.
Acrescente a manteiga e aqueça o preparado em fogo baixo. Você tem que mexer o tempo todo, até ver a mistura sair do fundo da panela.
Assim que alcançar o ponto, retire a panela do fogo e coloque o conteúdo em prato que tenha resistente ao calor (se puder pode previamente unte com manteiga), aguarde que esfrie e já pode consumir.

Confira: Receitas de Brigadeiro Gourmet.

Receita Brigadeiro de Panela Branco

brigadeiro branco panela

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
100 gramas de chocolate  branco de boa qualidade (pode usar laka por exemplo. Caso queira um chocolate nobre, já falamos aqui sobre chocolates para brigadeiro)
1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo:
Coloque na panela o leite condensado, a manteiga e o chocolate branco. Leve ao fogo baixo e mexa até começar a soltar do fundo da panela.
quando isso acontecer retire do fogo e coloque em um prato untado com manteiga. Leve a geladeira e depois de 3 horas já pode consumir.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *