Bolo de Pote – Aprenda Como Fazer Passo-a-Passo 5/5 (5)

Vamos fazer bolo no pote?Essa é uma boa opção para o bolo que sobrou e está na geladeira com o aspecto meio sem graça, ou para as aparas de um naked cake. Fazer bolo no pote é prático e fácil e rende vários “huumm” de quem experimenta.

Essa versão de bolo surgiu no Brasil e já há várias adaptações da receita para satisfazer todos os tipos de paladar. O bolo no pote ganhou sucesso por causa da sua versão individual que, além de ser uma deliciosa sobremesa e bela lembrancinha de evento, também reduz desperdício.

bolo no pote

Bolo no pote e o sabor diferenciado

Ao encontro da moda de produtos gourmets para consumo individual, o bolo no pote também tem a fama de ser mais molhadinho e cremoso. Tudo porque a sua montagem em camadas e fechada em pote permite que o recheio infiltre mais na massa do bolo e o deixe mais fofo e saboroso.

A ideia de brincar com recheios inusitados nas camadas também é um diferencial. Dá para brincar com cremes e caldas, castanhas e sementes, biscoitos, chantilly, frutas e frutas secas etc.

bolo pote vender

O que não pode faltar no bolo no pote?

O bolo de pote tem um charme especial e único por causa de sua decoração. Afinal, não se trata apenas de inserir um bolo em uma vasilha e pronto. O conceito dele é o do individual, produto mini e, portanto, delicado. Ou seja, você pode optar por outras vasilhas tipo pote para oferecer aos convidados ou para vender. Já pensou em bolo na taça? Está aí nossa superdica!

O importante é que não falte criatividade na hora de compor o bolo de pote e ingredientes de qualidade. Faça uma pequena pesquisa de mercado e avalie quais marcas têm melhor custo-benefício. Às vezes, você opta por um leite condensado de qualidade inferior e precisa exagerar na quantidade de açúcar para compensar. E, vamos convir, não vale a pena economizar daqui para aumentar a quantidade de ingredientes ali.

Aprenda a fazer bolo no pote

Mãos à obra? Anote os ingredientes, o passo a passo da receita e da montagem. Surpreenda amigos, convidados e clientes com este incrível bolo no pote 2 amores.

bolo pote dois amores

Ingredientes da massa:

  • 5 ovos
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite integral
  • 1 xícara de chocolate em pó 50% cacau
  • 2 colheres (de sobremesa) de fermento em pó

Ingredientes do recheio:

  • 790 ml de leite condensado
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga sem sal
  • 4 colheres (de sopa) de chocolate em pó 50% cacau
  • 400 ml de creme de leite
  • Confeitos de chocolate a gosto

Como fazer a massa do bolo no pote:  Bata as claras em neve e adicione as gemas uma a uma enquanto bate tudo. Adicione o óleo e bata mais um pouco. Depois, acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Adicione a farinha e o leite e depois o chocolate em pó e continue batendo. Finalize acrescentando o fermento e misture bem.

Passe a massa para uma forma untada com manteiga e enfarinhada com chocolate em pó ou desmoldante. Leve ao forno preaquecido a 180º e asse por 30 minutos. Espete a massa com um palito e retire do forno se ele sair seco.

Reserve para esfriar.

Modo de preparo dos recheios: Em uma panela, adicione uma caixa de leite condensado, o chocolate em pó e uma colher de manteiga. Mexa até o ponto de brigadeiro, desligue o fogo, adicione o creme de leite e mexa até ficar bem misturadinho e um creme lisinho. 

Em outra panela, adicione a outra caixa de leite condensado, a manteiga e mexa até ponto de brigadeiro novamente, depois de desligado o fogo adicione o creme de leite restante e mexa até que fique bem misturado.

Como fazer a montagem: em um pote (de plástico ou de vidro) ou em uma taça, coloque o bolo esfarelado frio, depois o brigadeiro branco. Na sequência, outro pedaço do bolo esfarelado e finalize com brigadeiro preto. Coloque confeitos para decorar.

bolo de pote

Dicas para fazer o melhor bolo de pote

Todo boleiro ou confeiteiro tem seu segredo para aquele bolo no pote tão famoso. O difícil é fazê-los abrir mão do segredo e contar para todo mundo. Mas também há dicas que ninguém pode deixar passar na hora de fazer o melhor bolo de pote. Anote estas!

  • Para receitas de chocolate, opte sempre por chocolate em pó 50% ou cacau em pó no lugar de achocolatados. Os achocolatados costumam ser muito doces e com sabor fake de chocolate.
  • Sabem aqueles topos de bolo que são cortados para deixá-lo mais nivelado para a cobertura? Não jogue fora. Eles podem se tornar bolos no pote.
  • Organize as quantidades de ingredientes antes de usá-los, assim, a proporção será sempre a mesma.
  • Deixe todos os ingredientes em temperatura ambiente. Sejam eles ovos, leite, manteiga e outros. Assim, a probabilidade da massa “desandar” é mínima.
  • Asse a massa do bolo no pote um dia antes. Dessa forma, haverá tempo para esfriar e você poderá trabalhar melhor com a massa.
  • A mesma dica vale para o recheio e cobertura: deixe esfriar para não rachar o bolo e evitar uma montagem feia.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

3 respostas para “Bolo de Pote – Aprenda Como Fazer Passo-a-Passo”

  1. Amei as dicas e a receita. Estou começando a fazer bolos de pote para vender e com certeza essas dicas trouxe-me um leque de sabores e conhecimento.
    Bjss!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *