Como fazer Arroz – Soltinho e Saboroso

Curso Brigadeiro Gourmet

O arroz é um alimento fundamental da dieta dos brasileiros e está praticamente em todo o país. De origem asiática, além de ser um alimento bastante popular, é rico em carboidratos e aminoácidos, essenciais ao funcionamento do organismo onde poderá atuar no reforço da imunidade assim como na manutenção das células. Quando combinado com outras leguminosas (feijão, ervilhas, lentilhas, favas, vagem, e etc.) fornece as proteínas necessárias para o organismo, que serão importantes para auxiliar na construção dos tecidos do organismo.

No Brasil o mais consumido é o arroz branco ou polido, é também o que tem menos vitaminas. Pois estas estão presentes principalmente na casca do arroz, que são perdidas durante o processo de branqueamento. Alguns autores afirmam que o primeiro país a cultivar o arroz no continente americano foi o Brasil. Era conhecido pelos índios como abati-uaupé, do tupi-guarani que significa “milho d’água” e colhidos, muito antes de conhecerem os portugueses, nas partes alagadas próximos ao litoral.

As referências mais antigas que se tem do arroz datam cerca de 5000 anos, encontradas na literatura chinesa. É um alimento muito valorizado no Japão. Continue lendo e descubra segredos para preparar um arroz delicioso.

Arroz

Segredos e receitas para o preparo do arroz

Para um arroz ideal, é necessário deixar cerca de 10 minutos com o fogo baixo antes da água começar a ferver. Para que a umidade necessária seja distribuída igualmente em todos os grãos, assim como o calor. Após iniciar a fervura, aumente o fogo para acelerar o processo de ebulição. Quando o vapor diminuir, baixe o fogo e aumente no final. Deixando alto por 30 segundos, para evaporar a água no fundo da panela. Quando apagar o fogo, não destampe a panela por um tempo.

Receita de Arroz:

3 xícaras (chá) de arroz branco cozido
3 colheres (sopa) de óleo
½ cebola picada
2 dentes de alho picados em lascas

Em uma panela, aqueça o óleo e doure o alho e a cebola. misture tudo com o arroz, vá colocando aos poucos água. Logo estará cozido

arroz como fazer

Como Fazer Arroz de forno

Ingredientes:
2 ovos
1 colher (sopa) de salsa picada
1/2 colher (sopa) de óleo
2 xícaras de (chá) de arroz cozido
1 colher (sopa) de queijo ralado
Sal a gosto
Modo de Fazer:
Em uma panela, bata os ovos, tempere com sal e acrescente a salsa. Com o óleo aquecido, acrescente os ovos mexidos e frite sem parar de mexer. Por fim, após o cozimento dos ovos, acrescente o arroz e transfira para uma travessa, polvilhe o queijo e leve ao forno, pré-aquecido, por 15 minutos.

Como Fazer Arroz Integral:

Fazer arroz integral, é muito simples: refoga a cebola e o alho normalmente e acrescenta a água com temperos (ervas e sal) e o o arroz só entra depois.
Dicas: a absorção de líquido pelo arroz pode variar de
acordo com a qualidade e/ou a marca do grão.

Arroz primavera

arroz primavera

Ingredientes:
30 gramas de cebola
2 gramas de alho
100 gramas de cenoura
50 gramas de presunto cozido
½ unidade de pimentão vermelho
½ unidade de pimentão verde
½ unidade de pimentão amarelo
100 gramas de manteiga
100 gramas de milho em conserva
30 gramas de açafrão em pó
100 gramas de ervilha fresca
500 gramas de arroz cozido
Salsa
Cebolinha

Modo de Preparo:
Corte a cebola e o alho em brunoise
Rale a cenoura
Corte o presunto e os pimentões em cubos (padrão)
Refogue na manteiga o alho e a cebola
Acrescente o milho, o açafrão e a ervilha e refogue
alguns minutos
Adicione o arroz
Acerte o tempero e cubra com salsa e cebolinha
Retire e sirva

Recomendados Para Você:

Deixe seu comentário