Calda de caramelo para pudim

Advertisement

A calda de caramelo é um item fundamental para um bom pudim e todo cuidado é pouco. O elemento Calda de caramelo para pudim precisa estar no ponto certo para não estragar o pudim.

Calda de caramelo para pudim

Eu utilizo para a calda perfeita basicamente açúcar e água e, por isso, é preciso ter bastante cuidado na proporção de cada um para poder dar o ponto certo.

Receita Calda de caramelo para pudim

Ingredientes:
100 gramas de açúcar
50 ml de água

Modo de Preparo:
Primeiramente, leve o açúcar em uma panela grossa, em fogo médio.

Logo em seguida, quando começar a dissolver nas laterais, vai mexendo e retirando das laterais para não queimar.

Então, espere dissolver o açúcar por completo, sempre mexendo – nesse momento abaixe o fogo para evitar que sua calda queime.

Depois de ter dissolvido todo o açúcar comece colocando água aos poucos.

Continue mexendo sem parar até incorporar. Coloque mais um pouquinho de água e mexa. E assim, sucessivamente;

Ao terminar de colocar toda a água, e quando não tiver mais nenhum torrão de açúcar, desligue o fogo. A calda estará com uma cor âmbar.

pudim forma

Por fim, ao desligar o fogo o ponto da calda é um ponto mais ralo. Ao esfriar ela ganhará consistência e não irá endurecer demais.

Caso queira um pouco mais grossa, deixe a calda ferver mais um pouco, cuidado para não passar do ponto.

Transfira para um outro recipiente e deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente.

pudim caramelo facil

Dicas para a calda perfeita:

Podemos trabalhar com 2 tipos de açúcar, cristal ou refinado. Ambos darão um ótimo resultado.

Qual açúcar recomenda? Para os iniciantes eu recomendo trabalhar com o açúcar cristal, pois o refinado tem a facilidade de queimar mais rápido.

Temperatura da água: Para fazer a calda você pode utilizar água em temperatura ambiente ou quente. Nunca utilize água gelada.

Minha calda cristalizou e agora? A calda cristaliza quando a água é colocada muito rápido junto ao açúcar dissolvido. Por isso é importante colocar a água aos pouquinhos e ir mexendo até incorporar bem. Só depois ir colocando mais um pouco e mexendo, até finalizar.

receita de pudim

Minha calda endureceu depois de fria: A calda endurece depois de fria se deixar ela engrossar demais ainda no fogo. Ao deixar a calda mais líquida ao desligar o fogo, quando ela esfriar estará mais consistente – e não endurecida.

Minha calda está amargando, o que eu faço? A calda amarga quando ela queima. Por isso é importante deixar sempre em fogo baixo tão logo o açúcar esteja dissolvido. Até pegar a prática, use o fogo baixo para todo o processo. E, lembre-se, sempre mexendo.

pudim calda caramelo

Pronto! Agora faça nossa receita de pudim que tenho certeza que com essa receita de Calda de caramelo para pudim será um sucesso.

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.