Um dos doces mais gostosos do mundo não é francês, e sim brasileiro: o brigadeiro – ou negrinho, como é chamado em outras partes do Brasil.
Pouco se sabe sobre quem originou o brigadeiro e onde sua receita foi criada, mas o doce ficou largamente conhecido lá pelo ano de 1945. Contam as boas línguas que doceiras criaram o brigadeiro durante eleições presidenciais brasileiras e o intitularam como o doce preferido do Brigadeiro, que era um dos candidatos. Daí teria vindo o nome brigadeiro.
Não dá para saber se é verdade ou mentira essa relação entre doce e personagem, mas quem quer que tenha inventado a guloseima foi abençoado na receita.
Hoje, o brigadeiro tem um lugar cativo na confeitaria brasileira e até internacional, ganhando status gourmet.
O que é brigadeiro gourmet?
Fazer brigadeiro é fácil, né? Basta misturar leite condensado, achocolatado e uma gordura na panela ao fogo, e tcharam: habemus brigadeiro! Pois saiba que essa sua receita de brigadeiro de panela já está ultrapassada.
O brigadeiro tem cara nova, é cara de requinte. O doce se vestiu do melhor leite condensado, mandou para lá o achocolatado, convidou o cacau em pó da melhor qualidade e, em vez de margarina, pediu ajuda aos truques de confeiteiros de sucesso para ganhar o ponto certo. Já falamos aqui no site sobre como ganhar dinheiro com brigadeiro Gourmet.
Assim como sua origem simples, também não se sabe quando foi iniciada a releitura do brigadeiro tradicional que acabou ganhando ingredientes mais sofisticados e conquistando nova clientela.
A gourmetização do brigadeiro resulta, hoje, em receitas incríveis com sabores inusitados, diferentes formatos de apresentação e venda.
Preço: como cobrar pelo brigadeiro gourmet
Doces finos e gourmets estão em uma categoria de percepção que vai além do paladar. Por isso, o preço não pode ser fixo a partir de uma tabela única. Para que você compreenda mais a fundo, saiba que: brigadeiro gourmet não é apenas um doce feito à base de ingredientes sofisticados.
A forma como você entrega o brigadeiro, para quem você o vende e o que você deseja despertar com tudo isso faz com que seja criado um valor intangível para seu doce especial. Quando você tem noção de tudo isso, você descobre qual o preço mínimo que deve ser cobrado pelo brigadeiro.
Após definir tudo isso, você finalmente pode partir para uma tabela tangível de custos. Nessa tabela, devem constar: o valor da matéria prima, o gasto com infraestrutura e o valor da sua hora, como mão de obra especializada ou não. Lembre-se: não se trata de um brigadeiro de panela, não é qualquer pessoa que produz esse brigadeiro, foi você.
Sabores de brigadeiro gourmet que mais vendem
Cada mercado deve se reinventar, e isso não seria diferente com o setor de chocolates e brigadeiros. Na contramão dos produtos industrializados e com sabor padrão, produtores de guloseimas batalham para se reinventar e oferecer produtos mais originais e diversificados.
Por isso, vale rechear o brigadeiro com frutas típicas da estação, típicas da região, com sabores inusitados e pouco convencionais em doces. Mesmo assim, os sabores de brigadeiro gourmet mais vendidos ainda são sabores tradicionais, tais como:
- brigadeiro de leite ninho
- brigadeiro de paçoca
- brigadeiro de doce de leite e coco queimado
- brigadeiro de limão siciliano
- brigadeiro romeu e julieta
- brigadeiro de morango
- brigadeiro de nutella
- brigadeiro de ovomaltine
- brigadeiro de capuccino
- brigadeiro de nozes
- brigadeiro de oreo
- brigadeiro de churros
- brigadeiro de caramelo
- brigadeiro de brownie
- brigadeiro jack daniels
Adorei, estas receitas, e as sugestões inovadoras de sabores, de brigadeiro gourmet.
muito bom
Muito bom artigo, Parabéns ??
Ótimas Receitas!
Muito bom as dicas, para fazer um ótimo brigadeiro. Gostei tanto que eu estou fazendo, para vender agora na Páscoa,nao sei ser vai da tempo de eu conseguir vender,pois eu acho que já está em cima da Pascoa, mais vou tentar.