Receita de Bolo Red Velvet – Completa 5/5 (2)

O bolo red velvet é o mais famoso bolo americano. Têm esse nome por ser conhecido como o bolo de veludo vermelho. Vamos explicar: Seu recheio com cobertura branca muito gostosa e cremosa. Uma massa aveludada úmida e macia faz parte da sua receita preparado em camadas.

bolo aniversario red velvet

A cor da massa é a estrela da preparação e, quando está pronto, parece um veludo vermelho, como o nome diz. O que quase ninguém sabe é que o Red velvet tem esse nome por causa da cor que o bolo ganha quando os ingredientes ácidos (buttermilk e vinagre) entram em contato com o pigmento do cacau, a antocianina – um antioxidante encontrado também na romã e no repolho roxo.

Todo o aumento da sua popularidade se deu por causa de um filme chamado Flores de aço, era um bolo de casamento do tipo veludo vermelho, uma tradição do sul dos Estados Unidos. Ele está se tornando muito popular hoje em dia e muito encontrado em lojas de cupcake também.

bolo red velvet

Receita de Bolo Red Velvet (Veludo Vermelho)

Ingredientes da massa:
240 gramas manteiga em temperatura ambiente
360 gramas de açúcar
03 ovos
45 gramas de chocolate em pó
30 gramas de corante vermelho em gel
15 gramas de essência de baunilha
360 gramas de *buttermilk (feito com 330g de leite e 30g de vinagre de vinho branco ou2 colheres de sopa de limão)
420 gramas de farinha de trigo
01 pitada de Sal
06 gramas de bicarbonato de sódio
30 ml de Vinagre de vinho branco

Modo de Preparo da massa:
Primeiro vamos falar sobre o Buttermilk que é o soro do queijo. Como no Brasil não temos pronto para comprar então fazemos com leite e um ácido, neste caso vai se misturar 330ml de leite com 30ml de vinagre e deixar agir por 05 minutos.

Pré-aqueça forno a 160°C. Numa batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Em velocidade rápida, junte e bata o ovo, até car bem misturado. Numa outra gela misture o chocolate em pó, a essência de baunilha e o corante e faça uma pasta. Acrescente na mistura de manteiga e bata até car totalmente misturado. Diminua a velocidade e acrescente metade do buttermilk lentamente. Adicione metade da farinha peneirada e bata, termine de colocar o buttermilk e a farinha e bata em velocidade alta até car bem misturado. Diminua a velocidade e adicione o bicarbonato e o vinagre. Bata por mais 1 minuto.

receita bolo red velvet

Leve para assar no forno a 180 graus.

Ingredientes para usar no recheio e cobertura:
3 tabletes de 200 gramas de manteiga fresca sem sal (temperatura ambiente)
3 embalagens de 300 gramas de cream cheese (retire da geladeira por 30 minutos antes de bater)
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
2 colheres (chá) de baunilha líquida
raspas de 1 limão
pitada de sal

Modo de preparo:Na tigela da batedeira coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha. Bata até formar um creme.

Acrescente o cream cheese e as raspas de limão. Bata um pouco, desligue, religue e bata até incorporar. Não deve-se bater demais.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *