Bolo espatulado, saiba tudo sobre esse bolo

Advertisement

Cada vez mais vemos um crescimento do mercado de festas, sejam elas de criança, de  15 anos, de formatura ou casamento. Com esse crescimento, cada vez  mais os profissionais e as empresas especializadas precisam se aperfeiçoar e apresentar inovações, sobretudo na apresentação de seus produtos. Nessa entra o bolo espatulado.

bolo espatulado

Desde a decoração até o enfeite que vem com os docinhos, os elementos da construção da festa precisam ornar entre si, e o bolo espatulado vem com uma proposta de apresentação mais simples e rústico, agradando aos olhares e ao paladar.

O que é um Bolo Espatulado

Um bolo espatulado se trata de um bolo feito em várias camadas de massa e recheio, uniformes e sem irregularidades na montagem. Após a “construção” da torre intercaladas de recheio e massa, é passada uma fina camada de selagem de chantilly ou glachê, mantendo, caso apareça, partes da parte interna do bolo.

É um bolo cada vez mais utilizado em eventos importantes e festivos, como os casamentos e as festas de 15 anos, e normalmente sua decoração, no entorno, é pensada de maneira que combine com a proposta temática da festa, podendo sim ter uma aparência bastante clássica ou mais inovadora.

Como se preparar uma bolo para receber o espatulado

A base para essa decoração, é o chamado naked cake. O chamado bolo cru, sem enfeites, e feito com a intercalação de massa e recheio, de maneira muito uniforme.

Como se espatular um bolo com chantilly

A consistência firme do chantilly é ótima para a realização do processo de espatular o bolo. Essa consistência, permite uma ótima maleabilidade do chantilly na superfície do bolo, gerando um acabamento ideal. Caso queira já publicamos aqui uma receita de Chantininho.

Para a realização da técnica, o melhor utensílio é a espátula de confeiteiro, encontrada em várias casas de utilidades domésticas. Tem a aparência de uma faca, arredondada e sem ponta. Pode ser utilizada tanto a espátula grande, para cobrir vários espaços do bolo, ao mesmo tempo.

Para o acabamento, é interessante o uso de uma espátula, também de confeiteiro, mas um pouco menor, permitindo que as partes mais delicadas do bolo também sejam cobertas pelo chantilly.

Preparo do chantilly para bolo espatulado:

Com o chantilly na consistência ideal, e gelado, com pouca força, espalha-se sobre a superfície de todo o bolo, não se tendo muita regra quanto a uniformização. Para que a técnica seja respeitada, é importante adicionar o chantilly aos poucos, sem excesso, para que fique ainda no bolo, a aparência suave da parte interna, seja da massa ou do recheio do bolo.

bolo espatulado

Bolo espatulado com chocolate

Essa técnica é um pouco mais complicada, pois exige que se encontra a consistência ideal do chocolate, para que não fique muito escasso ou em excesso em algumas partes do bolo.

bolo espatulado chocolate

Diferente do chantilly, o chocolate faz com que não apareça a parte interna do bolo, podendo ser bastante uniformando ou empregado de maneira a criar uma certa textura, criando efeitos bem bonitos na apresentação do bolo.

Demais decorações do bolo espatulado

Com a finalização da espatulação do bolo, são adicionais mais alguns enfeites e itens complementares em sua decoração, como frutas frescas (morango, kiwi, physalis e mirtilo), que de acordo com o corante empregado no chantilly podem ornar bastante.

Ainda, podem ser utilizadas flores comestíveis, ou não, de acordo com a proposta final do trabalho.

Para que o bolo fique com boa aparência, e aprimoramento da técnica, é importante praticar a teoria, com vários ingredientes diferentes, e assim, com o tempo, criar e reinventar inúmeras receitas de bolo espatulado para festas e comemorações, seja com a mistura de várias cores de corante ao chantilly, ou com itens novos e diversos de decoração.

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *