O bife acebolado é um prato culinário que destaca-se pela sua simplicidade e sabor marcante. Ele é um campeão de vendas em qualquer PF (prato-feito) a opção de bife acebolado está entre as carnes mais pedidas.
Os amantes de carne vão adorar este prato rápido de bife acebolado durante a semana! Delicioso servido com omelete de forno ou com Batata Hasselback, fica ótimo.
A receita abaixo, deve ter o passo a passo bem seguido para que o bife fique bem suculento e as cebolas fiquem douradas e macias.
Receita de Bife Acebolado
Ingredientes:
4 bifes de boi (contra filé ou outra carne de sua preferência)
1 cebola grande , cortada em rodelas
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
2 cabeças alho picadas
1/2 limão (suco)
sal á gosto
Modo de preparo:
Primeiramente, caso os bifes não estejam batidos, bata eles com a ajuda de um batedor de carnes.
Logo em seguida, coloque os bifes em uma vasilha e tempere com sal, alho em pó e pimenta fresca à gosto.
Então, aqueça uma frigideira grande em fogo médio, e coloque as colheres de azeite, adicione os bifes e coloque o suco de 1/2 limão.
Cozinhe por 2 minutos, depois vire o bife e cozinhe por mais 30 segundos. É apenas para selar os bifes. Aqui não fritamos os bifes, a gente apenas selamos eles, por esse motivo usamos pouco azeite, pode também usar óleo no lugar do azeite.
Então, adicione as cebolas fatiadas e a manteiga.
Vá virando os bifes e virando as cebolas até que fiquem bem douradas.
O ponto da carne será medido pelo tempo que os bifes ficam na frigideira, se quiser mais ao ponto deixe um tempo menor, para um bife bem passado ele deve ficar 3 minutos na frigideira, já mal passado metade desse tempo.
Por fim, sirva com arroz branco e batatas fritas. Essa refeição é deliciosa.
Qual carne usar para bife?
Você pode usar outras carnes para fazer o bife acebolado, como coxão mole, alcatra ou até mesmo a maminha. O clássico é com contra-filé, mas você pode fazer com essas outras opções de carne, deixando o prato mais em conta.
O bife já é uma ótima opção para almoço ou jantar, a versão dele acebolado é um sucesso. Serve tanto como refeição quanto a tira-gosto. O processo de caramelização das cebolas, realizado em conjunto com o cozimento do bife, resulta em uma combinação de texturas e sabores que cativam o paladar.