Bem casado – Receitas e Dicas

Festas de casamento são um banquete para quem ama doces, não é mesmo? São servidos diversos docinhos, bolo e, ao final da festa, os deliciosos bem casado. Quem é que não adora esse bolinho tão leve, fofo e de recheio cremoso? Para melhorar, ele ainda é entregue em um lindo embrulho.

receita bem casado

A tradição do bem casado

O bem casado tem origem portuguesa e chegou ao Brasil na época da colonização. É símbolo da união e compromisso do casal e promete sorte e prosperidade aos noivos. Se você vai se casar e quer garantir uma união feliz, a tradição diz que deve-se distribuir esse doce a cada um dos convidados.

Bem casado

Massa e Recheio do Bem Casado

Composto por dois discos de massa de pão de ló, o bem casado é comumente recheado com doce de leite cremoso ou baba de moça. Alguns confeiteiros utilizam leite condensado cozido ou atendem ao gosto do cliente, que pode escolher entre diversas opções, como geleia de damasco, trufas, ovos moles, doce de leite com nozes, brigadeiro e muito mais. Os noivos também podem escolher entre as opções de embalagem. O papel crepom e a fita de cetim são os materiais mais tradicionais para o embrulho, mas também existem doceiras que sofisticaram a lembrancinha com caixinhas personalizadas, tecidos nobres, rendas, flores e pingentes como medalhinhas religiosas e até cristais.

Preço do bem casado

Toda essa criatividade, assim como a preferência dos noivos, faz com que o preço do bem casado varie bastante. O custo inicial de uma unidade é R$2,00, mas esse valor também muda de acordo com a região do país. Há opções que chegam a custar R$10,00 cada um.

Se você quer gastar menos com os bem casados da sua festa de casamento ou pretende vender os docinhos, experimente fazer esta receita em casa. Fica uma delícia! Basta seguir os cuidados de preparação e caprichar no acabamento da embalagem.

bem casado

Receita de bem casado

Rende 35 unidades

Ingredientes Massa:
360 gramas de ovos
5 gramas de cremor de tártaro
180 gramas de açúcar refinado
160 gramas de fécula de batata
60 gramas de farinha de trigo
4 gramas de fermento em pó

Para polvilhar o bem casado:
180 gramas de açúcar refinado

Modo de preparo:
Primeiramente, separe as claras das gemas, e deixe cada um em uma vasilha separada.

Logo em seguida, coloque na tigela da batedeira as claras bata por 1 minuto e acrescente o cremor de tártaro.

Bata até adquirir ponto firme. Junte o açúcar refinado e bata mais, até ficar um merengue.

Então, coloque as gemas sem pele (para isso passe as gemas em uma peneira), uma a uma e bata até dobrar de volume.
Desligue a batedeira. Em uma vasilha junte todos os ingredientes secos.

Com a ajuda de uma peneira já agregando delicadamente os ingredientes secos na massa, vá misturando com a ajuda de um fuê, misture bem devagar para que a massa não perca ar.

Por fim, coloque em uma forma de 45 x 30 cm, com 1cm em média de altura, untada com desmoldante e forrada com papel manteiga, leve para assar por aproximadamente 30 minutos no forno 180 graus.

bem casado recheado

Calda de baunilha

120 ml de leite
20 gramas de açúcar refinado
10ml de aroma de baunilha

Modo de preparo:
Primeiramente, coloque os ingredientes em uma panela. Deixe ferver em fogo médio de 5 a 10 minutos.

Montagem do Bem casado:
Após a massa sair do forno e esfriar, jogue a calda pela massa, em seguida coloque o açúcar refinado por toda a forma, e retire o excesso do açúcar.

Então, corte a massa do bem casado e recheie com o recheio de sua preferência. Aqui indico que recheie com doce de leite.

Para embalar:

Antes de embalar, prepare o papel, cortando papel celofane e papel crepom em quadrados de 20 cm. Depois de secos, embrulhe os doces primeiro com celofane, depois com o crepom. Arremate com um laço de fita.

bem casado

DICAS:

– A massa deve ser levada ao forno o mais rápido possível. Evite demorar muito para assá-la, assim os discos de massa ficarão fofos e macios depois de assados.

– Cuidado com o ajuste do tempo de forno. Em poucos minutos, os discos de massa ressecam e viram biscoitos.

– A calda fica mais fácil de ser manuseada se estiver morna. Portanto, você pode deixá-la aquecida em banho-maria para facilitar o banho dos bem-casados.

Congelamento:

Deve ser mantido em congelador por até 3 meses, desde que não tenha sido finalizado com a cobertura (calda de açúcar). Após descongelamento e finalização com a calda, deve ser consumido em até 3 dias.

17 Comentários

  1. Lariene almeida
    • Nanny
  2. Giuliana
  3. Maria Inês Nasciutti Curado
    • confeiteira
  4. Carol
  5. Celia Lima
  6. CLEMENTE
  7. JULIANA FERREIRA DA SILVA
  8. Caren
    • confeiteira
  9. Ana Paula Rodrigues Lima
    • confeiteira
  10. Maria Eduarda Pires

Deixe seu comentário