Tipos de corante para bolo

Curso Brigadeiro Gourmet

Na confeitaria, tão importante quanto o sabor, é a aparência. Quando um doce está lindo, de “comer com os olhos”, as chances de sucesso nas vendas é muito maior. É justamente por esse motivo que as confeitarias capricham tanto nas cores de bolos e doces. Você já conhece os truques para deixar essas delícias tão bonitas e coloridas?

É muito simples: são usados corantes comestíveis, tanto na massa do bolo quanto em sua cobertura, em cupcakes, docinhos, chantilly, glacê… Tudo o que é doce pode ganhar um novo tom com os corantes alimentícios, que são vendidos em diversas texturas, cada uma mais indicada para um tipo de receita. Vamos saber mais?

Corante em gel

corante em gel

O corante em gel é o mais econômico de todos, pois, devido à alta concentração e tipo de dissolventes, ele tem boa rentabilidade. Indicado para bases sólidas ou semi sólidas como glacês, cremes e, principalmente, pasta americana, devido à sua homogeneização rápida e uniforme. Para tingir a pasta americana ou glacê com esse tipo de corante, basta acrescentar pequenas quantias de corante e amassar até que ele se incorpore completamente à massa. Repita esse processo até atingir o tom desejado. Para criar novos tons, você pode misturar as cores entre si antes de aplicar o corante no glacê ou na pasta. O corante em gel não interfere na textura do alimento no qual ele é aplicado.

Corante líquido

 corante liquido

Por se dispersar com mais facilidade, o corante líquido é indicado para bases de textura mais firme como glacês leves, massas de bolo, cremes, etc. Assim como os corantes de texturas diferentes, este também não interfere no sabor e consistência dos alimentos nos quais foram utilizados. O corante líquido é muito utilizado para colorir chocolate branco e para ser aplicado com a utilização de aerógrafo, utensílio para pintura que dá efeito leve. Encontrados em cores básicas, os corantes líquidos podem ser misturados para a obtenção de diferentes tons.

Corante em pó

corante em po

Devido à sua capacidade de dissolução, o corante em pó é indicado para bases mais líquidas, tais como: licores, caldas, refrigerantes, etc. Pode ser aplicado em todo e qualquer alimento, doce ou salgado, sem ter qualquer interferência na cor e no sabor. As cores podem ser misturadas entre si para a obtenção de novos tons. Dissolvendo o corante em pó em uma pequena quantidade de água, até formar uma pasta, é possível fazer trabalhos de pintura artística em doces e em outras superfícies, mas sua fixação não é longa. O rendimento do corante em pó é muito alto graças ao seu alto grau de concentração.

Corante em spray

corante em spray

Esse tipo de corante é muito prático e já vem pronto para usar. Basta aplicar na superfície do doce até atingir efeito e tonalidade desejados.O corante em spray confere bastante brilho e luminosidade, especialmente os de efeito metálico.

Dicas para usar corante alimentício:

. As cores preto e vermelho são as mais difíceis de atingir com o uso de corantes. Se for usar pasta americana, prefira comprar as que já vem tingidas nessas cores.

. Para colorir o chantily, acrescente o corante só depois que o chantily estiver pronto, mexendo delicadamente.

. Quando tingir o creme ou pasta, adicione pouco corante e aguarde cerca de 30 minutos para voltar a acrescentar corante. Isso porque as cores tendem a escurecer depois de descansar por um tempo, ou seja, você pode atingir o resultado desejado usando menos corante.
Agora você já pode deixar seus doces e bolos ainda mais lindos e coloridos. Divirta-se!

Curso Biscoito Caseiro

Deixe seu comentário