Na confeitaria, tão importante quanto o sabor, é a aparência. Quando um doce está lindo, de “comer com os olhos”, as chances de sucesso nas vendas é muito maior. É justamente por esse motivo que as confeitarias capricham tanto nas cores de bolos e doces. Você já conhece os truques para deixar essas delícias tão bonitas e coloridas?
É muito simples: são usados corantes comestíveis, tanto na massa do bolo quanto em sua cobertura, em cupcakes, docinhos, chantilly, glacê… Tudo o que é doce pode ganhar um novo tom com os corantes alimentícios, que são vendidos em diversas texturas, cada uma mais indicada para um tipo de receita. Vamos saber mais?
O que você vai encontrar neste conteúdo
Corante em gel
O corante em gel é o mais econômico de todos, pois, devido à alta concentração e tipo de dissolventes, ele tem boa rentabilidade. Indicado para bases sólidas ou semi sólidas como glacês, cremes e, principalmente, pasta americana, devido à sua homogeneização rápida e uniforme.
Para tingir a pasta americana ou glacê com esse tipo de corante, basta acrescentar pequenas quantias de corante e amassar até que ele se incorpore completamente à massa. Repita esse processo até atingir o tom desejado.
Para criar novos tons, você pode misturar as cores entre si antes de aplicar o corante no glacê ou na pasta. O corante em gel não interfere na textura do alimento no qual ele é aplicado.
Corante líquido
Por se dispersar com mais facilidade, o corante líquido é indicado para bases de textura mais firme como glacês leves, massas de bolo, cremes, etc. Assim como os corantes de texturas diferentes, este também não interfere no sabor e consistência dos alimentos nos quais foram utilizados.
O corante líquido é muito utilizado para colorir chocolate branco e para ser aplicado com a utilização de aerógrafo, utensílio para pintura que dá efeito leve. Encontrados em cores básicas, os corantes líquidos podem ser misturados para a obtenção de diferentes tons.
Corante em pó
Devido à sua capacidade de dissolução, o corante em pó é indicado para bases mais líquidas, tais como: licores, caldas, refrigerantes, etc. Pode ser aplicado em todo e qualquer alimento, doce ou salgado, sem ter qualquer interferência na cor e no sabor.
As cores podem ser misturadas entre si para a obtenção de novos tons. Dissolvendo o corante em pó em uma pequena quantidade de água, até formar uma pasta, é possível fazer trabalhos de pintura artística em doces e em outras superfícies, mas sua fixação não é longa. O rendimento do corante em pó é muito alto graças ao seu alto grau de concentração.
Corante em spray
Esse tipo de corante é muito prático e já vem pronto para usar. Basta aplicar na superfície do doce até atingir efeito e tonalidade desejados.O corante em spray confere bastante brilho e luminosidade, especialmente os de efeito metálico.
Dicas para usar corante alimentício:
As cores preto e vermelho são as mais difíceis de atingir com o uso de corantes. Se for usar pasta americana, prefira comprar as que já vem tingidas nessas cores.
Para colorir o chantily, acrescente o corante só depois que o chantily estiver pronto, mexendo delicadamente.
Quando tingir o creme ou pasta, adicione pouco corante e aguarde cerca de 30 minutos para voltar a acrescentar corante. Isso porque as cores tendem a escurecer depois de descansar por um tempo, ou seja, você pode atingir o resultado desejado usando menos corante.
Agora você já pode deixar seus doces e bolos ainda mais lindos e coloridos. Divirta-se!
Olá! É a primeira vez que vejo está pagina
achei muito bom esse site me ajudou muito nas duvidas e também no modo de fazer os recheios!
Muito obrigada pelas dicas. Eu tenho dificuldades em anexo tingir o vermelho e preto. Peço a juda